Fale Conosco

9 de maio de 2018

Sudema entrega mais 3 mil certificados de inscrição do CAR para agricultores familiares



Dando continuidade às atividades referentes ao Projeto Itinerante de Cadastro Ambiental Rural (CAR), aSuperintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) entregou, na tarde dessa terça-feira (8), à Gestão Unificada (Interpa-PB, Emater-PB e Emepa-PB) 3.786 certificados de inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de 448 assentamentos rurais do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e do Banco da Terra.

A ação tem como objetivo adequar e promover a regularização ambiental dos Projetos de Assentamentos do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e Banco da Terra com vistas ao cumprimento do disposto no Capítulo XIII da Lei Federal n° 12.651/2012 e faz parte do Projeto de Adequação e Regularização Ambiental de Assentamentos Rurais (Paras) que já contemplou 103 municípios do Estado da Paraíba.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, destacou a relevância da ação e das parcerias. “As parcerias são extremamente relevantes para o êxito dessas ações. E por meio das capacitações dos técnicos municipais estamos avançando interior adentro propiciando, não apenas quantidade de cadastrados, mas também a precisão e qualidade nos lançamentos de cadastros rurais da Paraíba”, explicou.

Segundo Jancerlan Rocha, coordenador do Geoprocessamento da autarquia e responsável pelo CAR na Paraíba, o cumprimento integral das metas contidas no planejamento estratégico da Sudema foi decisivo para o coroamento de mais de 54 ações voltadas exclusivamente para o CAR. “Chegamos na reta final do CAR com inúmeras ações que beneficiaram milhares de famílias de agricultores rurais, tendo como essência o cumprimento de metas a partir de um sistema de controle e monitoramento dos planos de ação, isso proporcionou um efeito extraordinário de cadastramento e de instrumentos para a regularização ambiental”, pontuou.

Em termos de números de CAR realizados no ano de 2017 no Brasil, até o dia 31 de dezembro de 2017, conforme o último Boletim Informativo do Serviço Florestal Brasileiro (SBF), a Paraíba foi o 7º estado que mais cadastrou propriedades e posses rurais, com 31.520 cadastros.