João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema entrega certificados das oficinas do Monumento Vale dos Dinossauros

quinta-feira, 7 de novembro de 2013 - 10:50 - Fotos: 

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, nessa quarta-feira (6), a cerimônia de encerramento das oficinas do projeto de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros. A solenidade foi realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), Campus de Sousa, e contou com a presença de representantes das instituições parceiras, instrutores, alunos e familiares.

Durante o evento, foram entregues os certificados aos alunos que atingiram a carga horária mínima das oficinas. Também receberam homenagens os instrutores e as instituições públicas e privadas que apoiaram a realização desta etapa do projeto de revitalização. Um vídeo foi apresentado durante a solenidade que foi encerrada com uma exposição das peças produzidas pelos alunos durante as oficinas e a apresentação de um grupo cultural infantil e da orquestra de metais do IFPB.

As oficinas foram ministradas por técnicos da Sudema e de instituições parceiras, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: artes, culinária regional, educação, meio ambiente e História. A ação fez parte da segunda etapa da revitalização do Monumento Natural, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Petrobras, e tem como objetivo a capacitação dos moradores da região.

Cursos – Foram oferecidas nove oficinas com temáticas que permitem o trabalho dos concluintes em harmonia com o Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Os alunos puderam aprender técnicas de educação ambiental e patrimonial, fotografia, serigrafia, fabricação de geleias, artesanato em fibra de bananeira, artesanato em cerâmica, confecção de moldes e paleontologia para adultos. As crianças também tiveram a oportunidade de aprender noções básicas de paleontologia e identificação de pegadas.

Parceiros – Participaram da capacitação a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Serhmact); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).