Fale Conosco

7 de junho de 2018

Sudema encerra Semana do Meio Ambiente no município de Sousa



O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), escolheu o Monumento Natural Vale dos Dinossauros, no município de Sousa, para o encerramento da programação alusiva a Semana do Meio Ambiente-2018 . Assim, nesta sexta- feira (8), receberá escolas e a população em geral, com atividades que iniciam às 8h até o meio dia.

A Semana do Meio Ambiente teve como tema “Unidades de Conservação: nosso compromisso, nosso orgulho”, que objetivou sensibilizar a população sobre o uso sustentável das Unidades de Conservação (UCs), além de alertar sobre a importância delas no que se refere ao equilíbrio da biodiversidade.

Na ocasião, a coordenadora de Estudos Ambientais da Sudema, Simone Porfírio, fará uma palestra sobre “Monumento Vale dos Dinossauros”; depois haverá uma apresentação cultural do grupo musical Jovens Talentos do Projeto CRAS Mutirão da cidade de Sousa. Além disso, a criançada poderá participar de atividades de pintura facial.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, ressalta a importância do foco da Semana do Meio Ambiente. “O incentivo do Governo Estadual é para que possamos sair do tópico de punição para insistirmos na educação, principalmente, infantil. Fizemos isso por meio das equipes das Coordenadorias de Educação Ambiental e Estudos Ambientais que sempre associam o desenvolvimento sustentável. Durante toda semana, tivemos a integração com outros órgãos do Governo, tais como o Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba, Seirhmact, Funasa, Cagepa, Aesa, Secretaria de Estado da Saúde, e Empasa”, entre outros, todos focados na preservação ambiental”, frisou. 

Monumento – O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação no estado da Paraíba, criada em 27 de dezembro de 2002 pelo Decreto Estadual N.º 23.832. Um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, com a maior incidência de pegadas de dinossauros no mundo, onde está a Bacia do Rio do Peixe no município de Sousa, com rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies, em sua maioria carnívoros, estimando em mais de 100 milhões de anos.