João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema disponibiliza à população laboratório para análise de águas

terça-feira, 9 de março de 2010 - 18:46 - Fotos: 

Poucos sabem, mas a população paraibana dispõe de uma unidade técnica de análises físico-químicas, bacteriológicas e metais pesados de águas in natura ou tratadas, para fins de usos múltiplos, esgotos domésticos e industriais visando o controle e fiscalização. Esta unidade está ligada à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), através da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA), de segunda a sexta-feira, com divisões de análises laboratoriais e combate à poluição.

Açudes – Os paraibanos dispõem do monitoramento de reservatórios, que é feito em 74 açudes de abastecimento público em 62 municípios, dos 223 existentes no Estado, tendo como parâmetros de controle a temperatura, pH, cor, turbidez, salinidade, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, acidez total, alcalinidade total, cloretos, dureza total, ferro total, amônia, nitritos, nitratos, fósforo total, nitrogênio total, sólidos totais, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e coliformes termotolerantes com frequência semestral.

Rios e estuários – Outro serviço refere-se ao monitoramento de rios e estuários, numa operação por uma rede de 96 estações de amostragem distribuídas em 34 rios que banham terras de 28 municípios com análises semelhantes às citadas nos reservatórios.

Praias – Um programa bastante conhecido dos paraibanos é a balneabilidade das praias do Litoral, onde o monitoramento é realizado através de uma rede composta por 70 estações de amostragem, distribuídas nas 56 praias existentes em oito dos nove municípios banhados pelo Oceano Atlântico, com os parâmetros de controle de temperatura, pH e coliformes termotolerantes, semanalmente. O Laboratório da Sudema fica na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 181, Tambiá, telefone 3218-5620, em João Pessoa.