João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema discute Cadastramento Ambiental Rural da Paraíba

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 - 13:24 - Fotos: 

O Cadastramento Ambiental Rural (CAR) do Estado foi discutido durante reunião realizada no auditório do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa). O planejamento teve a presença de representantes de diversos órgãos como o Interpa, Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre outros.

“A relevância da  discussão deve-se ao  planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural no Estado. A inscrição no CAR acompanha o compromisso de regularização ambiental. Essa reunião permitiu definir o cronograma das ações e as atribuições de cada órgão presente para, juntos, prestarmos a melhor assistência ao usuário”, explicou o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho.

João Vicente acrescentou que está  confiante com as parcerias firmadas. “A proatividade entre os órgãos presentes nessa reunião, sem dúvidas, fará a diferença e definirá o sucesso desse cadastro no Estado, além disso,  a cada nova discussão afinaremos, ainda mais,  as ações ambientais  a serem realizadas  na Paraíba  em prol do desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes a situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.