João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema comemora sucesso da Semana do Meio Ambiente e entrega certificados on-line

sexta-feira, 22 de junho de 2012 - 11:15 - Fotos: 

A partir desta sexta-feira (22), o público que participou das atividades da Semana do Meio Ambiente, desenvolvidas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) em João Pessoa, Campina Grande e Patos, já pode retirar os certificados on-line. A comodidade da emissão do certificado digital é para aqueles que realizaram a inscrição via internet. Os certificados podem ser obtidos através do link  http://sudema-pb.dyndns.org:8890/certificado_ceda.php. Os participantes que se inscreveram nos locais dos eventos podem procurar as sedes da Sudema, na capital e no interior do estado.

Em João Pessoa, a adesão do público chegou a 100% durante o evento no Jardim Botânico. Foram 80 inscritos entre estudantes, técnicos ambientais, representantes de Ong’s, além de representantes de entidades governamentais. Em Campina Grande, o público também compareceu ao auditório do Sebrae. Em Patos, a participação foi superior a 50% das vagas oferecidas para as palestras realizadas no Fórum Miguel Sátyro.

Durante os três dias do evento, foram discutidos temas como pagamentos por serviços ambientais, licenciamento ambiental, resíduos sólidos, resíduos eletrônicos, agrotóxicos e agroecologia, direito das águas e o papel das Ong’s. Também foram desenvolvidas atividades com alunos de escolas públicas, exposições de peças dos artesãos da Ong Potirom, da Associação de Mulheres Flores de Jacarapé e do grupo Arte no Jardim, além de materiais da Ceda/Sudema e apresentações artísticas.

Na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, em João Pessoa, foi apresentado o projeto Ecomunidade que vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) em parceria com o Jardim Botânico, junto às comunidades do entorno da Mata do Buraquinho, voltado à conscientização de crianças e jovens para a preservação do meio ambiente e a multiplicação de agentes ambientais.

As participações da Orquestra Sinfônica da Prefeitura Municipal do Conde e do coral de crianças da Entidade Beneficente Evangélica (EBE), da comunidade São Rafael, também foram destaques na Semana do Meio Ambiente.

Outro ponto de destaque no evento foi o lançamento do documentário sobre as Unidades de Conservação na Paraíba, com o título “Conservarmos: a que se destina?”. De forma didática, o documentário demonstra que as áreas protegidas resguardam muito mais do que belas paisagens, mas serviços ambientais e recursos naturais indispensáveis para a sobrevivência da população brasileira.

Os participantes e os convidados da Semana do Meio Ambiente em João Pessoa, Campina Grande e Patos vão receber um exemplar do documentário sobre as Unidades de Conservação na Paraíba. O material ficará disponível na sede da Sudema desses municípios, a partir da próxima semana.