Fale Conosco

30 de junho de 2012

Sudema classifica 41 praias paraibanas como próprias ao banho



Relatório semanal da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 41 das 56 praias monitoradas como próprias para o banho. Segundo o relatório, as chuvas que caíram nos últimos dias na faixa litorânea do Estado contribuíram para que os rios desaguassem grande quantidade de efluentes no mar e também para que os canais de água pluvial dos trechos urbanos escoassem parte da sujeira das ruas para o mar, interferindo assim na balneabilidade das praias do litoral paraibano.

Das 15 praias classificadas como impróprias para banho cinco são em João Pessoa, quatro no município de Pitimbu, quatro em Lucena e duas no município de Cabedelo. As demais praias foram classificadas como próprias, variando entre excelente, muito boa e satisfatória. Essa classificação é válida até a emissão do próximo relatório, no dia seis de julho.

As praias consideradas impróprias ao banho são Manaíra, Bessa, Cabo Branco, Jacarapé e Camurupim, em João Pessoa; em Pitimbu, os banhistas devem evitar as praias Bela, de Barra do Abiaí, de Pitimbu e do Maceió; em Lucena, estão impróprias para o banho as praias de Lucena, Ponta de Lucena, da Gameleira e de Costinha; além das praias do Jacaré e de Miramar, em Cabedelo.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema efetua a coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado semanalmente em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, cujas praias estão em centros urbanos com grande fluxo de banhistas. Nos demais municípios do litoral paraibano, essa análise é realizada mensalmente.