João Pessoa
Feed de Notícias

Sudema apresenta Laboratório Móvel na praia de Tambaú, nesta quinta-feira

quarta-feira, 31 de outubro de 2012 - 17:16 - Fotos: 

Técnicos, colaboradores, coordenadores e diretores da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) participam nesta quinta-feira (1º) de uma ação no  Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, em João Pessoa. Durante toda a manhã, banhistas, pedestres e motoristas vão receber orientações sobre como contribuir na preservação do meio ambiente, além de conhecerem o trabalho desenvolvido pela Sudema, por meio de vídeos e slides.

Também serão distribuídas sacolas ecológicas e apresentada uma prévia do projeto ‘ Nossa Praia’ que acontece durante o verão, levando à comunidade propostas de mudança de hábitos e conscientização para importância da preservação, além de reeducar quanto ao uso das praias e do descarte do lixo.

Como parte das ações da Sudema será lançado o Laboratório Móvel, com a realização da coleta de água e análise ‘in loco’, além da divulgação do relatório de balneabilidade semanal das praias de todo o litoral paraibano.

Um investimento de cerca de R$ 302.000,00, em recursos próprios, que vai ampliar o número de corpos d’água monitorados, garantir a eficiência e confiabilidade dos resultados dos ensaios analíticos. O laboratório móvel também vai permitir que os técnicos da Sudema trabalhem com maior segurança, uma vez que as análises serão realizadas onde estiverem, reduzindo o risco de exaustão e da perda de amostras.

“Por meio desta nova unidade móvel, o trabalho da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA) da Sudema vai ser realizado em menos tempo, o que permitirá que seja ampliado o acompanhamento e monitoramento dos efluentes industrias nos corpos hídricos surpeficiais do estado, permitindo a identificação de infratores e, evitando assim, a contaminação dos corpos hídricos”, garante a superintendente da Sudema, Laura Farias.

Sinalização – Durante o evento serão instaladas as placas informativas da balnebilidade, inicialmente, nas praias de Manaíra, Cabo Branco e Tambaú e, no prazo máximo de 45 dias, serão afixadas placas informativas em todo o litoral paraibano, de Mataraca a Pitimbu.

Nas placas informativas estarão dispostos o nome da praia, a indicação se está imprópria ou própria ao banho, além da delimitação da área, no caso de imprópria. Um investimento de R$ 11.400,00 para garantir informação e qualidade das praias aos banhistas que frequentam o litoral paraibano.