Fale Conosco

10 de janeiro de 2013

Sudema apreende equipamentos de som e multa proprietários



sudema apreencao de equipamento de som automotivo ilegal foto jose lins 55O combate à poluição sonora, intensificado pela Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema), terá continuidade até o final do carnaval. Na primeira ação, foram apreendidos equipamentos de som e os proprietários terão que pagar multas com valores entre R$ 5 mil e R$ 15 mil, além de participar de um curso de boas práticas ambientais para poder receber os equipamentos de volta.

A operação da Sudena é realizada em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário e algumas prefeituras. As fiscalizações referentes à poluição sonora estão sendo realizadas com maior frequência nos municípios litorâneos, a exemplo de Lucena, Cabedelo, Conde, Pitimbu e Baía da Traição, além da Capital.

De acordo com o coordenador de fiscalização da Sudema, major Luiz Tibério, a finalidade é evitar os abusos sonoros praticados principalmente nos finais de semana, um problema que aumenta nos festejos carnavalescos.

sudema apreencao de equipamento de som automotivo ilegal foto jose lins 57“No final de semana passado, nós começamos a ação no bairro de Intermares, durante o Fest Verão. Proprietários de seis veículos foram autuados e tiveram os equipamentos de som apreendidos”, informou o major Tibério. Os veículos, no momento da abordagem, estavam com os níveis sonoros acima do que a legislação ambiental permite.

O major Tibério explicou que os chamados ‘paredões de som’ são proibidos, já que além de ultrapassar os limites sonoros estabelecidos, provocam transtornos ao bem estar da coletividade, dentre outros aspectos.