João Pessoa
Feed de Notícias

Subsecretário de Cultura apresenta no Sertão ações do governo para o desenvolvimento regional na PB

sexta-feira, 16 de outubro de 2009 - 09:33 - Fotos: 

Uma equipe liderada pelo subsecretário de Cultura da Paraíba, professor David Fernandes, esteve nas cidades de Itaporanga, Patos e Sousa, no Alto Sertão paraibano, onde anunciou uma série de ações para os anos 2009 e 2010 visando o desenvolvimento regional através da cultura na Paraiba.
 
No roteiro de cidades visitadas pela equipe, que contou com a participação da Facilitadora do Ministério da Cultura na Paraíba, Alice Monteiro Lima, do Gerente de Cultura do Estado, Elinaldo Rodrigues e do professor José Neto, a primeira parada aconteceu na cidade de Patos, onde ocorreu o I Seminário Políticas Públicas de Cultura para o Desenvolvimento Regional na Paraíba.

O objetivo do evento é apresentar o SNC – Sistema Nacional de Cultura,  mobilizar e sensibilizar os gestores públicos, empresários e a sociedade em geral, para  articular parcerias com o Governo do Estado e o Ministério da Cultura, para implantar e implementar políticas públicas que possam viabilizar as atividades na área da cultura como alternativa sustentável para o desenvolvimento sócio-cultural-econômico e ambiental da Paraíba.

No evento, que também foi realizado nos municípios de Pedra Branca, Ibiara, Aguiar, Diamante, Cantingueira e Olho D´Agua, o subsecretário David Fernandes apresentou as estratégias do governo do Estado para o desenvolvimento cultural. Já a facilitadora do Minc, Alice Monteiro, apresentou as diretrizes da 2ª Conferência Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura para gestores públicos municipais, incluindo secretários e dirigentes de entidades culturais da região.
 
O subsecretário David Fernandes ratificou o fortalecimento e maior acessibilidade aos instrumentos de fomento cultural já existentes, como o Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, cujo orçamento do próximo edital deverá ser estruturado por faixa e segmento artístico-cultural. Além disso, para facilitar o acesso, está sendo estudada a possibilidade de inscrição via “formulário oral”. “A idéia é que um funcionário possa preencher os formulário a partir da descrição oral do projeto, permitindo que mesmo quem não tenha domínio da escrita possa participar.” Ele salientou ainda que a reformulação do Edital do FIC dar-se paralelo à garantia da liquidação da dívida com os projetos anteriores.

Afora os mecanismos do governo do Estado para o fomento cultural, David anunciou uma série de parcerias que estão sendo consolidadas com o governo federal, ampliando as perspectivas para o desenvolvimento a médio e longo prazos do setor. Citou programas como os Ponto de Cultura, no qual mais 20 Organizações Não-Governamentais estão sendo selecionadas na Paraíba para receberem financiamento de suas atividades artístico-culturais.

Também em fase de seleção de projetos, David ressaltou o programa Micro Projetos Mais Cultura que vai contemplar produtores culturais e entidades não governamentais de 170 municípios do semi-árido paraibano. No total serão investidos R$ 1.800.000 no Estado através desse programa.

O evento integra também o plano estratégico do governo do Estado visando maior interiorização das ações em prol do desenvolvimento regional. Sobretudo porque serve de espaço para uma maior interação e possibilidade de contato direto com as demandas dos gestores públicos municipais de cultura, incluindo secretários e dirigentes de entidades culturais da região.

Datas e locais dos Seminários
• 09 de outubro  – Região Sertão – Local : Itaporanga
• 15 de outubro – Região Sertão – Local: Patos  
• 16 de outubro – Região Alto Sertão – Local Sousa
• 19 de Outubro – Região Seridó – Local : Picuí
• 23 de Outubro – Região Cariri – Local : São João do Cariri
• 27 de Outubro – Região Borborema/Agreste – Local: Campina Grande
• 28 de outubro – Região do Brejo – Local : Guarabira
• 30 de Outubro – Região Litoral – Local : João Pessoa

Programação :
9h -  Abertura : Secretário  David Fernandes Subsecretaria de Cultura Estado da Paraíba
9h20  – Palestra 1 Apresentação das diretrizes da 2ª Conferencia Nacional de Cultura e Apresentação do Sistema Nacional de Cultura -  Alice Monteiro Lima – Facilitadora Paraíba /MINC
11h  – Palestra 2 –  Ações do Governo do Estado para o desenvolvimento da Cultura na Paraíba : David Fernandes  -  Secretario da sub-secretaria de  Cultura do estado da Paraíba
12h – Almoço
13h  -  Construção do Cenário Cultural da Paraíba , diagnostico rápido da atuação do Governo Estadual e Federal na região e das ações desenvolvidas pelos municípios
14h  -  Construção da CARTA DO  TERRITÓRIO CULTURAL  com a apresentação das demandas  dos municípios  para projetos e programas de desenvolvimento regional através da Cultura  na Paraíba
15h30  – Considerações Finais com os debatedores da mesa
16h -  Encaminhamentos e encerramento.

Elinaldo Rodrigues, da Assessoria de Imprensa da Subsecretaria de Cultura