João Pessoa
Feed de Notícias

Subsecretaria e MinC selecionam os Microprojetos “Mais Cultura na Paraíba”

quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 18:46 - Fotos: 

Os documentos dos 356 microprojetos inscritos no programa Mais Cultura na Paraíba estão sendo analisados e selecionados por uma comissão técnica formada por uma equipe da Subsecretaria de Cultura, sociedade civil e Ministério da Cultura. Desde o último dia 18, a equipe trabalha para ainda esta semana ter os resultados finais. Tão logo se conclua a seleção dos microprojetos, o resultado será divulgado no Diário Oficial.

O Ministério da Cultura (MinC), por meio do programa Mais Cultura, investirá R$ 13,5 milhões no semi-árido brasileiro. Na Paraíba, 97 municípios daquele região se inscreveram e estão concorrendo a prêmios na ordem de R$ 1.852.000,00, no total. Cada um dos projetos inscritos será contemplado com valores que vão de um a 30 salários mínimos. As áreas contempladas serão: Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual  e Artes Integradas.

A ação de Microprojetos Mais Cultura beneficiará especialmente jovens entre 17 e 29 anos, procedentes de áreas de vulnerabilidade social, que desenvolvem projetos culturais nas mais diversas linguagens. O projeto será executado em parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB) e secretarias de Cultura dos 11 estados que integram a região do semi-árido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.

O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os prêmios serão concedidos a pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos nas áreas de artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

Os projetos selecionados serão publicados no Diário Oficial da União e dos 11 estados envolvidos, bem como nos sites do MinC (www.cultura.gov.br), da Funarte (www.funarte.gov.br), do BNB (www.bnb.gov.br), do INEC (www.inec.org.br), Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br) e Subsecretaria de Cultura (http://www.cultura.pb.gov.br).

Da Assessoria de Imprensa da Subsecretaria de Cultura