João Pessoa
Feed de Notícias

Subsecretaria debate propostas para produções de cinema e audiovisuais

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 - 17:37 - Fotos: 
A Subsecretaria Executiva de Cultura do Estado realizou na manhã desta quinta-feira (18), no Casarão dos Azulejos, uma reunião com todo o segmento do audiovisual da Paraíba. Produtores cinematográficos e audiovisuais compareceram ao encontro.

As propostas discutidas estão centradas na política que a Subsecretaria de Cultura pretende empreender em quatro eixos: produção, para fomentar produtos do audiovisual; formação, de técnicos e oficinas na área; difusão, através do incentivo aos cinemas, e preservação, que diz respeito à criação de um espaço para conservar os acervos da cinematografia paraibana, a exemplo do acervo dos cineastas Machado Bittencourt e João Córdula.

Uma das propostas encaminhadas na reunião foi a de se fazer um diagnóstico das vocações do Estado, com objetivo de descentralizar os recursos para as diversas regiões da Paraíba, o que seria feito através de um diálogo efetivo com os pólos regionais de audiovisual.

No eixo da produção, acordou-se impulsionar a implementação de um doc-TV patrocinado pelo Governo do Estado e a ampliação do Edital Linduarte Noronha. Outra proposta apresentada foi a de reestruturar o Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa, e algumas salas de exibição em cidades do interior. Além disso, foi proposta a revitalização de antigos cinemas como o São José e o Capitólio, em Campina Grande.

O objetivo dessa reunião foi tirar propostas para serem apresentadas durante a Pré-Conferência Setorial do Audiovisual, que será realizada em Brasília (DF) de 23 a 25 deste mês.

Da Assessoria de Imprensa da Subsecretaria Executiva de Cultura do Estado