Fale Conosco

3 de junho de 2015

Sousa recebe conferências temática e regional sobre segurança alimentar



A cidade de Sousa recebeu, nessa terça-feira (2), a conferência temática sobre segurança alimentar com a população cigana e nesta quarta-feira (3) sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Alto Sertão, quando serão eleitos delegados para representar a Paraíba na etapa nacional, a ser realizada em novembro deste ano em Brasília.

Os encontros contam com a participação de representantes civis e governamentais, sendo uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB).

Segundo Ana Paula Almeida, secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, que esteve presente nos encontros, tanto a Conferência Temática quanto a Conferencia Regional foram bastante produtivas e contaram com boa participação da população. Sobre a conferência temática junto à população cigana, Ana Paula relatou que contou com quatro grupos representantes de regiões próximas: São João do Rio do Peixe, Condado e Patos, além de Sousa.

“Além da questão alimentar, acabamos ouvindo da população demandas de outras áreas, mas que estão interligadas, como saúde, moradia, bem-estar”, comentou a secretária executiva. Sousa foi escolhida para sediar a conferência temática, em particular, por agregar grande número de ciganos na Paraíba e ter uma das maiores comunidades ciganas do Brasil. Ana Paula Almeida também apontou a importância da participação de gestores públicos, movimentos sociais, associações e cooperativas.

Tal presença é importante porque uma vez que há diversos grupos temáticos que apresentam propostas, esses poderão ser posteriormente eleitos delegados. Em Sousa, a representatividade será de 23 delegados do poder público e 43 da sociedade civil. Os delegados representam a área do Alto Sertão, que abrange 44 municípios paraibanos.

Encerrada a etapa no Alto Sertão, restam ainda os seguintes encontros:

Conferência Regional do Brejo

Data: 11 de junho

Cidade: Guarabira

Local: Escola Estadual Emiliano de Cristo

 

Conferência Temática “étnico racial”

Data: 06 de julho

Cidade: João Pessoa

Local: Auditório da Reitoria da UFPB

 

Conferência Regional do Litoral

Data: 07 de julho

Cidade: João Pessoa

Local: Auditório da Reitoria da UFPB