João Pessoa
Feed de Notícias

Solenidade marca lançamento do campus do IFPB de Itaporanga

sábado, 26 de outubro de 2013 - 15:13 - Fotos:  Secom-PB/ Roberto Guedes

O governador Ricardo Coutinho participou, na manhã deste sábado (26), do lançamento da pedra fundamental do campus do IFPB em Itaporanga. O reitor João Batista Oliveira e o pró-reitor Paulo di Tarso autorizaram o início das obras do campus, que será construído em uma área de 6,8 hectares doada pelo Governo do Estado. Inicialmente, o campus vai oferecer os cursos de Informática, Tecelagem e Produção Têxtil, posteriormente, na área de construção civil.

O Governo Federal está investindo R$ 13 milhões na construção do campus do IFPB que beneficiará estudantes do ensino técnico e superior de 18 municípios da região do Vale do Piancó. O reitor João Batista explicou que os cursos foram definidos de acordo com o perfil econômico da região e também pela escolha da população e pessoas ligadas à área da educação durante uma audiência pública. “Vamos iniciar com os três cursos e depois vamos implantando outros, de acordo com a demanda da região”, ressaltou.

O reitor ainda destacou a parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Itaporanga, desde a elaboração do projeto para expandir o IFPB.  Ele ressaltou que não fosse a doação do terreno pelo Governo do Estado e as providências para regularização da área pela Prefeitura, o campus de Itaporanga não seria uma realidade. “Hoje temos 10 unidades em funcionamento e mais cinco outras em obras dando continuidade à expansão do ensino técnico em todas as regiões da Paraíba”.

O governador Ricardo Coutinho destacou que as parcerias vão trazer para Itaporanga mais que uma universidade voltada à vocação econômica da região. “Os institutos federais são as instituições que mais se expandem e fico feliz porque Itaporanga se consolidará como grande polo educacional que ajudará no desenvolvimento da Paraíba”, comentou Ricardo.

O prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves, a prefeita de Santana de Mangueira, Tânia Mangueira, a prefeita de Nova Olinda, Dú Carmo, e os deputados estaduais Antônio Mineral e Lindolfo Pires participaram da solenidade.