João Pessoa
Feed de Notícias

Solenidade marca encerramento do projeto Bombeiro Mirim 2011

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011 - 19:14 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O projeto Bombeiro Mirim 2011, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, foi encerrado na manhã desta quinta-feira (29), em solenidade realizada no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). Ao longo deste ano, o projeto formou 193 crianças, de 9 a 11 anos de idade, das comunidades da Ilha do Bispo, Mandacaru e Bairro dos Ipês.

Durante a solenidade, o superintendente da Espep, André Felisberto, recebeu o Diploma Amigo do Bombeiro e a Comenda Amigo do Bombeiro Militar, honrarias concedidas às autoridades civis de relevância. Este ano, a Espep teve participação ativa no projeto, realizando cursos de formação para os instrutores nas áreas de psicologia, serviço social e didática. “No próximo ano, pretendemos ampliar as ações realizadas com o Corpo de Bombeiros, as polícias Militar e Civil e o Instituto de Polícia Científica”, disse.

Para o titular da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sedap), Cláudio Lima, esse tipo de trabalho social é muito importante. “Estamos contribuindo na formação da cidadania destas crianças”, ressaltou. Ele fez um balanço das ações do Governo voltadas para evitar que crianças entrem na marginalidade e lembrou que cerca de dez mil crianças já passaram pelos projetos sociais das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, como o Criança Cidadã, o Proerd, o Bombeiro Mirim e o Bombeiro na Escola, entre outros.

Também participaram da solenidade o comandante do Corpo de Bombeiro, coronel Jair Carneiro de Barros, o vice diretor da Companhia Docas, Antônio Ricardo, e a delegada Maria Soledade.

O projeto – O Bombeiro Mirim é um projeto de combate e diminuição da violência, estimulando o exercício da cidadania das crianças nas comunidades carentes de João Pessoa, com idades entre 9 e 11 anos. Durante o curso, as crianças têm aulas de primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção às drogas, acidentes domésticos e cidadania, além de atividades culturais e práticas.

Segundo o coordenador do projeto, major Donelson Lira, o Bombeiro Mirim tem demonstrado ser eficiente e eficaz no combate aos problemas sociais verificados em comunidades carentes. “No próximo ano, pretendemos realizar novas parcerias e interiorizar as ações deste projeto”, disse.

No Brasil, a aceitação pública das atividades do Corpo de Bombeiros é de 97%. “Usamos esse encantamento pela profissão para atrair as crianças, oferecendo ensinamentos voltados à atividade de bombeiro e à prática da cidadania”, destacou o major.

O Projeto Bombeiro Mirim, na atual formatação, teve início em 2010, por meio de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.