Fale Conosco

27 de março de 2014

Solânea recebe oficina de iluminação técnica, a partir desta sexta-feira



A Fundação Nacional de Arte (Funarte), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Prefeitura Municipal de Solânea, promovem de 28 a 30 de março a oficina “A Poética da Luz – princípios fundamentais e estéticos da luminotécnica”. A capacitação ocorre no município de Solânea e é destinada a artistas e técnicos das áreas do teatro, cinema, TV e fotografia.

Com 20 vagas disponíveis, a oficina será realizada no Cine-teatro Municipal,naRua Governador João Fernandes de Lima S/N – Centro, com acesso gratuito. O ministrante é o diretor de Iluminação da TV UFPB, Fabiano de Macêdo Diniz, que trará abordagens sobre a importância da iluminação no processo criativo e estético.As inscrições acontecem no próprio município, através do telefone(83) 9327-2060ou pelo e-mailcultura.solanea@gmail.com, através de Tiago Salvador.

A ação compõe o Programa “Oficinas de Capacitação e Reciclagem”, da Funarte. Para a Gerente de Teatro e Circo da Secult-PB, Vilma Cazé, políticas de formação no campo das artes são capazes de proporcionar transformações nos indivíduos e no cenário cultural local. Segundo a gestora, “o sujeito educado através da arte é capaz de conquistar autonomia, pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos, frente às questões sociais que o cerca e capaz de promover a construção da sua identidade, à medida que entendemos que é por meio da arte que o agente transformador e socializador se manifesta”. São ações que “favorecem o desenvolvimento econômico e cultural e estimula o protagonismo juvenil”.

O objetivo da oficina é fazer com que os participantes compreendam os princípios e as técnicas do uso da iluminação artificial, tendo em vista o desenvolvimento de uma postura crítica/reflexiva capaz de mediar positivamente o acesso e fruição à produção artística. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones(83) 3218.4167/4169, procurar a gerente Vilma Cazé.