Fale Conosco

5 de junho de 2009

Sociedade Brasileira de Espeleologia divulga pesquisas feitas pela UEPB



O artigo é intitulado “Estudos de collembolas em sítios arqueo/espeleológicos na Paraíba” e mostra a pesquisa que o acadêmico Allysson Allan vem desenvolvendo sobre os colêmbolos há cerca de dois anos.

Allysson está desenvolvendo pesquisa inédita no campo da Biologia e da Arqueologia e vem aliando as duas especialidades para analisar seres artrópodes minúsculos encontrados no solo, os colêmbolos. Com isso, pretende estudar as capacidades deles em preservar ou degradar os ossos encontrados nas pesquisas arqueológicas.

O trabalho é orientado pelo professor de Biologia da UEPB campus V, Douglas Zeppelini, e conta com o apoio do professor e arqueólogo Juvandi dos Santos, do curso de História da UEPB. Ao mesmo tempo em que participa das escavações na Área de Proteção Ambiental das Onças, no Cariri paraibano, Allysson coleta amostras dos seres para sua pesquisa, seleciona-as em lâminas e identifica todas as espécies. Os interessados podem acessar o artigo através do site da SBE (www.sbe.com.br) ou conferir aqui o arquivo.

Ascom/UEPB