João Pessoa
Feed de Notícias

Sobrinho de Jackson do Pandeiro doa instrumentos musicais para Funad

quarta-feira, 27 de junho de 2012 - 10:10 - Fotos: 

Após conhecer o Projeto de Cultura Popular, desenvolvido pelo Núcleo de Vivência e Artes (NVA) da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), o sobrinho de Jackson do Pandeiro, o músico José Gomes presenteou os usuários com uma zabumba e um triângulo. Os instrumentos vão ser utilizados no projeto de reabilitação dos 21 usuários atendidos pelo NVA. A entrega foi feita à presidente da Funad, Simone Jordão e à coordenadora do Núcleo, Regina Rangel.

O projeto terapêutico visa promover, através da música, o resgate da cultura nordestina, trabalhando a obra de Jackson do Pandeiro, estimulando a socialização e a percepção musical, onde os usuários descobrem suas habilidades musicais. A ideia é criar um grupo que participe de apresentações e festivais. O próximo passo é adquirir uma sanfona.

Além da doação da zabumba e do triângulo, o sobrinho de Jackson do pandeiro forneceu um grande acervo do trabalho do tio: filmes e musicografia. O músico José Gomes mora no Rio de Janeiro e, desde 1979, compõe a banda do cantor e compositor Zé Ramalho, como percursionista.

Ele falou da satisfação de contribuir com o projeto e prometeu sensibilizar outros músicos. “Fiquei encantado com o trabalho desenvolvido aqui. A música é um belo caminho para trabalhar essas habilidades dos usuários e estou muito feliz por estar aqui”. Para Simone Jordão, a doação significa uma resposta da sociedade. “Nós fazemos questão de trabalhar a inclusão dos usuários e uma doação dessa é mais do que um presente. Significa que a sociedade está abraçando nossos projetos e idéias”.