João Pessoa
Feed de Notícias

Sob a ótica de Madalena e Judas, Paixão de Cristo é encenada na Funesc

quarta-feira, 4 de abril de 2012 - 08:03 - Fotos:  Divulgação

Mais de 80 artistas paraibanos se reunirão no palco para encenar a Paixão de Cristo, as últimas horas de vida terrena de Jesus, sua morte e ressurreição, no espetáculo “Flor da Paixão”. As apresentações acontecerão na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, de sexta-feira (6) a domingo (8), em duas sessões: às 19h e às 21h. O espetáculo é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Funjope, e tem o apoio da Funesc.

Neste ano, o evento, que já faz parte do calendário cultural de João Pessoa, apresenta o espetáculo com direção e dramaturgia de Antônio Deol. “Flor da Paixão” retrata a vida de Jesus Cristo sob duas óticas: a feminina, na personagem de Maria Madalena, e a masculina, na personagem de Judas Iscariotes, ambos acompanhando, interferindo e lançando questionamentos no desenrolar dos conhecidos fatos históricos.

O título da encenação vem do conhecimento da relação existente entre as partes constituintes da flor do maracujá e os referidos fatos. A flor aparecerá também como materialização da expressão de um sentimento de uma pessoa para com outra, que é o que se dispõe a suscitar esta obra artística.

Como outra fonte de inspiração criativa da narrativa messiânica, alguns elementos da cultura tradicional pessoense aparecem no espetáculo, como o Folia de Rua, Festival de Quadrilhas, Procissões Religiosas, Festa das Neves, e ainda outros referenciais contemporâneos, como a música, teatro, dança, circo, cinema, moda e fotografia.

O elenco, que foi selecionado e ensaia desde janeiro, é formado por 35 atores, dez bailarinos, dez crianças, 12 músicos e 20 coristas, sob a direção musical de Marcílio Onofre. Para acertar os últimos detalhes do espetáculo, será realizado um ensaio geral aberto ao público, nesta quinta-feira (5), às 22h, também na Praça do Povo.

Serviço:

Espetáculo “Flor da Paixão”

Data: 6, 7 e 8

Local: Praça do Povo do Espaço Cultural

Hora: 19h e 21h

Entrada: Gratuita