João Pessoa
Feed de Notícias

Sivuca contribuiu significativamente para o enriquecimento da cultura

terça-feira, 25 de maio de 2010 - 10:19 - Fotos: 
Em 26 de maio de 1930, na cidade de Itabaiana, a 70 km de João Pessoa, na Paraíba, nascia um dos mais importantes músicos do país. Sob o nome de Sivuca, Severino Oliveira contribuiu significativamente para o enriquecimento da música brasileira ao revelar a universalidade da música nordestina e a nordestinidade da música universal.

Se estivesse vivo, Sivuca faria 80 anos nesta quarta-feira (26). A data é celebrada no Festival Nacional de Arte (Fenart), que começou no domingo passado e segue até o próximo sábado (29) no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A programação completa está em www.fenart.pb.gov.br.

Entre as inúmeras homenagens que o multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e compositor vem recendo no Fenart, uma é bastante especial. Sua mulher, a compositora e cantora Glória Gadelha, se une a três ases do acordeon para celebrar a vida e a obra de Sivuca.

Na quinta-feira (27), ela, Dominguinhos, Toninho Ferragutti e Waldonys dividem o palco principal do Fenart com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier, em um concerto que promete ser o ponto alto deste Fenart. A apresentação está marcada para às 21 horas no Palco 1. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa da Funesc