João Pessoa
Feed de Notícias

Sistema vai garantir água tratada e de qualidade para 30 mil famílias durante 20 anos

sexta-feira, 30 de outubro de 2009 - 22:43 - Fotos: 
O Governador do Estado da Paraíba, José  Maranhão, irá assinar, neste sábado (31), a Ordem de Serviço para o início da obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município de Itaporanga. A cerimônia terá início às 16 h, no Centro Pastoral, ao lado da Catedral. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba irá gerenciar e fiscalizar a obra, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2010.

Segundo dados da Diretoria de Expansão, serão implantados 8 quilômetros de adutora de água bruta, 24 quilômetros de rede coletora, um reservatório elevado, um reservatório apoiado, uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), além da implantação de 602 ligações domiciliares.

O manancial que irá abastecer a cidade é o Açude Cachoeira dos Alves, que conta com capacidade de vazão de 105,01 litros por segundo. Segundo o gerente de Obras da Cagepa, engenheiro Ricardo Moisés, “o fornecimento de água tratada para Itaporanga estará garantido até o ano de 2027 e a estimativa é atender, até lá, cerca de 30 mil famílias”.

O último projeto para Itaporanga, voltado para a ampliação da rede de abastecimento de água, data da década de 80. Desde então foram realizadas apenas algumas extensões de rede esporádicas de pequeno diâmetro. Segundo dados da Diretoria Comercial da Cagepa, havia, em 2006, cerca de 4,5 mil casas cadastradas pela empresa no município. Dentre estas, 1.438 não contavam com hidrômetros instalados e 555 estão desativadas. A ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Itaporanga está orçada em R$ 3,7 milhões oriundos da própria Cagepa e do Governo do Estado.

Eber Freitas, da Assessoria de Imprensa da Cagepa