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8 de janeiro de 2015

Sistema Saber já funciona em todas as escolas da rede estadual



O Sistema de Gestão de Informação e Serviços (Saber), desenvolvido desde 2013 pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), já está em funcionamento em todas as escolas da rede estadual de ensino da Paraíba. “O Saber passou por uma fase de testes em 2013 e foi sendo implantado gradativamente nas escolas em 2014. Agora em 2015 já estamos com o sistema funcionando em todas as escolas da rede estadual”, informou Dario Gomes, gerente de Tecnologia da Informação da SEE, ressaltando que alguns estados demoraram até três anos para implantar um sistema desse porte.

O Saber tem o objetivo de realizar a gestão das informações da rede estadual de ensino através de ferramentas capazes de monitorar a informação e gerar o conhecimento necessário para subsidiar tomadas de decisão, aumentando a qualidade dos serviços prestados e otimizando a aplicação dos recursos públicos. “Foram implantadas todas as funções que são necessárias na parte acadêmica da rede estadual, como frequência dos alunos, notas, a ficha com os dados dos alunos, dos professores, a formação desses professores, ou seja, é um sistema cheio de possibilidades que será sempre melhorado com inserção de novas opções”, ressaltou Dario Gomes.

Dividido por módulos, o sistema contempla informações sobre todos os alunos da rede, todas as unidades escolares, os profissionais que trabalham nas escolas, sobre as Gerências Regionais de Educação (GRE) além dos módulos de administração e de gestão estratégica, que são responsáveis pela criação e acompanhamento de indicadores com o intuito de agilizar e facilitar a consolidação das informações necessárias ao gerenciamento da execução dos convênios, contratos e licitações.

No módulo do aluno constam informações de matrículas bem como o progresso escolar do estudante, sua frequência e seu rendimento escolar. No módulo das unidades escolares, além das informações da escola, como informações técnicas e infraestrutura básica, também constam informações referentes à administração, características do ambiente, controle de profissionais e emissão de relatórios relacionados à unidade escolar. No módulo dos profissionais estão cadastrados todos os profissionais alocados na unidade escolar, seus níveis, escalas de aula, controle de licença entre outras opções. No módulo das Gerências Regionais de Educação estão todas as informações referentes à gerência, controle dos profissionais e dos alunos de cada uma das quatorze GREs do Estado.

“O Saber será sempre melhorado com a inserção de novas funcionalidades e para isso precisamos da alimentação constante desse sistema, que é realizada pelas escolas, porque de acordo com a alimentação é que conseguimos gerar os relatórios, tanto da área administrativa, quanto da área pedagógica”, explicou Dario Gomes, gerente de Tecnologia da Informação da SEE.