Fale Conosco

19 de agosto de 2013

Sistema Penitenciário da Paraíba discute redução de pena por meio da leitura



O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, se reúne, nesta segunda-feira (19), com representantes do Poder Judiciário, na Corregedoria Geral de Justiça. O encontro vai discutir o projeto que pretende reduzir a pena por meio da leitura de obras literárias.

Com a ação de ressocialização, o Sistema Penitenciário da Paraíba e o Poder Judiciário do Estado pretendem oferecer aos apenados a chance de cumprirem suas penas de forma mais célere através da leitura.

Com a proposta, o preso tem 30 dias para ler um livro e, em seguida, apresentar uma resenha (resumo) da obra lida. Assim, ao longo de um ano, o detento terá que ler 12 livros, um por mês, para conseguir diminuir 48 dias da pena, ou seja, quatro dias a menos na prisão para cada livro lido e comentado.

Para o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, o projeto é instrumento de auxílio eficaz e cumpre o objetivo de reinserir socialmente os sentenciados. “O trabalho para o detento é fator importante para sua ressocialização, preparando-o para retornar a viver em sociedade, com algum tipo de qualificação. Trata-se, pois, de um importante instrumento de recuperação moral e social do condenado”, avalia.