Fale Conosco

4 de dezembro de 2015

Sistema online Saber agiliza matrículas na rede estadual de ensino



Desde o dia 1º, as matrículas da Rede Estadual de Ensino estão abertas e contam, neste ano, com um sistema de preenchimento de dados online, que agiliza o processo. Trata-se do Saber, que reúne informações dos alunos e o perfil de todas as escolas da rede. As matrículas para os veteranos vão até o dia 30 deste mês. Entre 21 de dezembro e 20 de janeiro, estarão abertas as matrículas para os alunos novatos.

De acordo com o gerente de tecnologia da informação da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Dario Gomes, o sistema Saber foi desenvolvido não só para tornar o processo de matrículas mais ágil, mas também para reunir dados importantes dos alunos e das unidades de ensino. “A grande novidade deste ano é que o preenchimento de dados é feito, exclusivamente, pela internet. No ano passado, os pais e responsáveis dos estudantes preenchiam as informações de forma manual e, depois, os servidores passavam esses dados para o sistema. Agora, será tudo direto no Saber”, explicou.

O Saber também possui ferramentas de avaliação escolar, permite que seja feito o progresso escolar dos alunos (com acompanhamento da frequência, evasão ou retenção de estudantes) e dá a possibilidade das escolas pesquisarem informações sobre os alunos, por meio do nome, RG, CPF ou outros dados. “Tudo foi feito para agilizar, dar dinamismo à rotina escolar. Para o próximo ano, estamos pensando em outros atributos no sistema, para torná-lo ainda mais completo”, adiantou o gerente de Tecnologia da Informação.

Diretrizes Operacionais – Nesta sexta-feira (4), o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou o edital com as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino, que foram lançadas no dia 1º. O documento trata das orientações aos gestores para o ano letivo de 2016 e será distribuído a todas as escolas da rede estadual de ensino, com as informações norteadoras para gerenciamento das unidades pedagógicas. As diretrizes podem ser acessadas no quadro “Serviços da Educação”, localizado dentro do portal da Educação, no site do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br/educacao).

Planejamento do Ano Letivo – No período de 1º a 05 de fevereiro, as escolas realizarão o planejamento administrativo e pedagógico, para o início das aulas do ano letivo de 2016, que acontecerão no dia 11 de fevereiro.