João Pessoa
Feed de Notícias

Sistema funcionará até o final de dezembro em Itabaiana, São José dos Ramos e Boqueirão de Gurinhém

terça-feira, 27 de outubro de 2009 - 16:43 - Fotos: 
Para garantir o abastecimento de água de forma equilibrada, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) precisou implantar dia 19 deste mês um sistema de rodízio no abastecimento de água das cidades de Itabaiana, São José dos Ramos e Boqueirão de Gurinhém, no Agreste paraibano.

A Diretoria de Operação e Manutenção da empresa informou que a medida é necessária, porque com a chegada do período de verão o consumo de água aumenta consideravelmente, acarretando um desequilíbrio entre oferta e demanda, e prejudicando o fornecimento de água para as regiões mais elevadas. “Com o rodízio, nosso objetivo é promover uma distribuição de água mais justa e equilibrada”, assegurou o subgerente de Controle Operacional da Cagepa, Regional do Litoral, engenheiro Abel Bezerra Júnior.

Melhoria de sistema – Ele justificou ainda que a deficiência na oferta de água também está relacionada ao tempo de vida útil do atual sistema produtor de Itabaiana. “Construído há mais de três décadas, o sistema atingiu sua vida útil desde 2002 e agora não está conseguindo atender a demanda de maneira satisfatória”, disse.

O subgerente destacou, no entanto, que obras de melhoria do sistema de abastecimento já foram iniciadas por parte da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado. “Só conseguiremos aumentar a oferta de água e atender a demanda quando as obras de ampliação do sistema estiverem concluídas. As obras estão em andamento e, quando finalizadas, permitirão um acréscimo de aproximadamente 50% ao volume de água atualmente produzido”, destacou.

O gerente Regional da Cagepa no Litoral, engenheiro Kalhil Gibran, informou que o rodízio permanecerá até a inauguração do novo sistema. “A rede de distribuição foi dividida inicialmente em duas grandes áreas (I e II), que estão sendo atendidas em períodos alternados de 24 horas, das 8h da manhã às 8h da manhã do dia seguinte”, explicou. Nesses primeiros dias de implantação do rodízio, os resultados estão sendo satisfatórios. “A população está mais satisfeita”, acrescentou o subgerente Abel Bezerra.

Calendário do rodízio – O calendário estabelecido pela Diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, nesta terça-feira (27), revela que estão sem água as localidades da área II: Guarita, Campo Grande, Campo do Náutico, Conjunto da Pênalti, Conjunto Adauto Pereira, Triângulo, Benedito da Silveira, parte alta do Alto Alegre e as cidades de São José dos Ramos e Boqueirão de Gurinhém.

Já nesta quarta-feira (28), a suspensão atingirá as localidades da área I: Centro de Itabaiana (até a Praça da Indústria), Conjunto Costa e Silva, Sítio Chã, Pernambuquinho, Alto dos Dutras, Conjunto dos Bancários, 13 de Maio, Travessa Santa Rita, Conjunto José Lins do Rego e Loteamento Portal.

O sistema de rodízio se estenderá até o final do próximo mês de dezembro, quando serão concluídas e inauguradas as obras de melhoria no sistema de abastecimento de água que atende as três localidades. Até lá, a Cagepa solicita a colaboração da população para o uso consciente e racional da água. “É preciso que os moradores economizem água, evitando o desperdício, como a lavagem de ruas e calçadas e a irrigação exagerada”, concluiu o gerente regional Kalhil Gibran.
 
Jô Carvalho, da Assessoria de Comunicação e Marketing da Cagepa