Fale Conosco

9 de agosto de 2012

Sistema desenvolvido pela Emater da Paraíba é referência no País



O presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros Costa, retornou esta semana de São Luís (MA), onde apresentou para gestores dos escritórios regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp/ MA), o Sistema de Gerenciamento em Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sigater), que vem sendo executado com êxito em diversas regiões do Estado.

A ferramenta, criada pela Emater Paraíba, tem demonstrado eficiência no diagnóstico e na capacidade de organização de informações da agricultura familiar e da produção agrícola no Estado.

O Sigater já foi destacado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pela Associação Brasileira de Assistência das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e pela Assessoria Técnica e Extensão Rural do Nordeste (Ater/NE). Os escritórios da Emater de todo o País estão manifestando interesse em conhecer o sistema, que consiste em um software capaz de receber e tratar informações da diversidade existente nas Unidades de Produção Familiar (UFP`s) em todos os atributos da sustentabilidade.

O sistema gerencia o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das atividades executadas pela Emater, bem como seu impacto na evolução dos indicadores sociais, ambientais e econômicos das famílias agricultoras, a fim de compor um banco de dados da agropecuária paraibana. Também garante a elaboração de relatórios técnicos e gerenciais, além da construção e análise de indicadores de desempenho da agricultura familiar no Estado.

Até agora, de acordo com o coordenador de Operações da Emater, Jailson Lopes da Penha, um dos idealizadores do Sigater, já foram realizados 5.380 diagnósticos, beneficiando igual número de famílias agricultoras que estão recebendo assessoria técnica continuada nos territórios do Cariri Ocidental e da Borborema, nos sistemas de produção familiar, além de outros programas como distribuição de sementes, ração animal, cisternas de placa e políticas públicas.