Fale Conosco

10 de junho de 2009

Sistema de Vigilância Sanitária da Paraíba é tema de palestra



O sistema de vigilância sanitária da Paraíba foi tema de um círculo de palestras realizado no auditório da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), esta semana. Na ocasião, os gerentes técnicos Graça Albuquerque (Saúde), José Fernando (Tecnologia Médica), Flávio Pinto (Alimentos) e Sérgio Brindeiro (Medicamentos) informaram a uma turma de estudantes de Medicina os problemas que mais afetam a população em relação aos riscos sanitários.

“Através das palestras na Agevisa percebi o quanto é abrangente o campo de atuação da Agência. O que mais chamou atenção foi a dedicação e competência da equipe, que desenvolve também atividades educativas em vigilância sanitária”, revelou o estudante de medicina Emanuel Fernandes.

De acordo com a professora Cleane Souto, um dos objetivos da atividade pedagógica, realizada através de parceria entre a faculdade e a Agevisa, foi proporcionar aos alunos informações práticas de como se processa a vigilância sanitária no Estado. “Essa é uma oportunidade de provocar uma reflexão sobre os riscos sanitários nos serviços de saúde para que no exercício da profissão eles adotem os procedimentos para reduzir os riscos sanitários”, acrescentou.

Para o diretor geral da Agevisa, José Alves Alcântara, a iniciativa do círculo de palestras, destinado aos estudantes de cursos ligados à área de saúde, é parte do plano de orientação à sociedade, que pode contribuir com o sistema de vigilância sanitária. “Defender a saúde e a vida é exercício de cidadania”, destacou.
 

Assessoria de Imprensa da Agevisa – SES/PB