Fale Conosco

17 de maio de 2016

Sistema de monitoramento garante segurança no Espaço Cultural José Lins do Rego



A Funesc instalou 48 câmeras de segurança nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O objetivo é garantir a segurança do público que frequenta o local e profissionais que trabalham na unidade. Com o nome ‘De Olho no Espaço Seguro’, o projeto funciona desde o mês de dezembro, com monitoramento 24 horas por dia, permitindo à equipe de segurança identificar quem entra ou sai da unidade

A empresa responsável pelos equipamentos é a SAG Serviços em Segurança Eletrônica, vencedora de licitação específica para esta finalidade. As câmeras contemplam os principais pontos de acesso como, por exemplo, Praça do Povo, Biblioteca Juarez da Gama Batista, teatros, sala de concertos, escolas de música, entradas de acesso ao prédio e bloco administrativo. Todas as imagens são captadas e gravadas em um disco rígido.

De acordo com a presidente da Funesc, Márcia Lucena, o grande movimento que o Espaço Cultural vem registrando torna necessário o monitoramento constante em suas dependências.

No caso da Biblioteca Juarez da Gama Batista, a presença de câmeras de segurança também serve para inibir a ação de usuários da unidade que depredam o patrimônio público.

Sistemas de Circuito fechado de TV – CFTV é circuito fechado de televisão cujo sistema abrange câmeras de segurança, mini câmeras, câmeras profissionais, IP, Speed Dome que captam as imagens e registram em um gravador digital DVR Stand Alone e são exibidos em um monitor, celular ou computador, fontes, câmeras noturnas e câmeras infravermelho, lentes, domes, placa de captura. As imagens podem ser monitoradas instantaneamente por alguém responsável, ficando também arquivadas para serem analisadas posteriormente na ocorrência de algum sinistro.

No Bloco Administrativo, foram instaladas câmeras com infravermelho – equipamento que abrange áreas de 15m a 100m ou mais com iluminação zero. Já na Praça do Povo foram colocadas as câmeras Speed Dome – equipamento mais avançado em sistemas de CFTV. Caracterizado por ser uma câmera controlada remotamente; girando 360 graus na horizontal e 90 graus na vertical. Devido a sua lente, efetua zoom com grande riqueza em detalhes mesmo a grandes distâncias. Utilizada para monitorar áreas extensas como galpões, supermercados e aeroportos.