Fale Conosco

7 de janeiro de 2014

Sistema de Gestão de Informação e Serviços começa a funcionar nas escolas estaduais



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), iniciou a fase de testes do Sistema de Gestão de Informação e Serviços (Saber). Desenvolvido no ano passado, o sistema já funciona em 42 escolas estaduais, sendo três de cada Gerência Regional de Educação. “Os testes começaram no dia 21 de dezembro e as escolas já podem realizar as matrículas de forma online. Por meio do sistema também será realizado o controle de pessoal e a atualização online das informações do censo escolar”, contou o gerente de Tecnologia de Informação da SEE, Dario Gomes.

O Saber tem como objetivo realizar a gestão das informações da rede estadual de educação através de ferramentas capazes de gerir a informação e gerar o conhecimento necessário para subsidiar decisões, aumentando a qualidade dos serviços prestados e otimizando a aplicação dos recursos públicos. “O Saber já realiza as matrículas de forma online em 42 escolas e faz parte das novidades que temos para 2014, sempre intensificando e ampliando o compromisso com a educação de qualidade em todas as etapas de ensino no Estado da Paraíba”, destacou a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.

Dividido por módulos, o sistema contemplará informações sobre todos os alunos da rede, todas as unidades escolares, sobre os profissionais que trabalham nas escolas, sobre as Gerências Regionais de Educação (GRE), além dos módulos de administração e de gestão estratégica.

Por meio do Saber, teremos relatórios online sobre qual a situação das escolas e o rendimento dos alunos, além de ter conhecimento de quantos estão com distorção idade-série, ou seja, trata-se de um sistema com muitas possibilidades”, completou Dario Gomes.

No módulo do aluno constarão informações do estudante, situação de matrículas, bem como o progresso escolar, sua frequência e seu rendimento. No módulo das unidades escolares, além das informações da escola, como informações técnicas e infraestrutura básica, também constarão informações referentes à administração, características do ambiente, controle de profissionais, controle de escalas de aula e emissão de relatórios relacionados à unidade escolar. No módulo dos profissionais, estarão cadastrados todos os profissionais alocados na unidade escolar, seus níveis, escalas de aula, controle de licença entre outras opções. No módulo das Gerências Regionais de Educação é possível encontrar todas as informações referentes à gerência, controle dos profissionais e dos alunos de cada uma das quatorze GREs do Estado.

De acordo com a diretora do Liceu Paraibano, Telma Rodrigues, uma das unidades de ensino que utiliza o sistema, o Saber facilitará o trabalho desenvolvido na escola. “A iniciativa de desenvolvimento do sistema é fantástica porque além de podermos acompanhar online as informações dos alunos, nos fechamentos de bimestres não teremos problemas em relação a atraso dos professores, já que as datas que serão definidas pelo sistema não poderão ser prorrogadas”, contou a gestora.