João Pessoa
Feed de Notícias

Sistema de autoatendimento adotado pelo Detran-PB deve ser implantado em Alagoas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012 - 16:55 - Fotos: 

Os terminais de autoatendimento implantados pelo Detran da Paraíba  para descentralizar os serviços do órgão, evitar filas e agilizar o atendimento estão chamando a atenção de outros Departamentos Estaduais de Trânsito. Nesta quinta-feira (25), o diretor presidente do Detran de Alagoas, Luiz Augusto Santos Lúcio de Melo, visitou a sede do Detran, em Mangabeira, para conhecer detalhes operacionais e legais do sistema adotado em fevereiro deste ano.

Acompanhado por assessores técnicos, Luiz Augusto Santos, foi recebido pelo superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, pelo diretor administrativo, Flávio Moreira e pelo diretor de operações Orlando Soares. Ao final, ele disse que os serviços implantados aqui demonstram a preocupação do Governo da Paraíba com a busca pela excelência do atendimento e que espera conseguir implantar os serviços que conheceu durante esta visita técnica.

Já o superintendente do Detran da Paraíba, Rodrigo Carvalho, confessou que não há como negar o orgulho de ver as ações do Governo da Paraíba executadas pelo Detran servirem de modelo para outros estados, constatando o sucesso dos investimentos de recursos arrecadados pelo órgão com taxas de serviço e multas de trânsito em melhorias que tornem o atendimento cada vez mais ágil e seguro.

Autoatendimento – Atualmente, são disponibilizados 67 terminais de autoatendimento nas cidades de João Pessoa, Campina Grande,  Patos, Sousa e Cajazeiras, nos quais já foram realizados mais de 1,5 milhão de atendimentos. Neles, os usuários podem, entre outros serviços, consultar débito do veículo, situação do condutor, resultado de exames para habilitação de condutores, pontuação na CNH, andamento de processos no Detran. Também podem emitir boleto para pagamento de licenciamento, de 2ª via de documentos e de renovação da CHN, bem como emissão de contracheque para o servidor.

Em João Pessoa, os equipamentos, que somam um investimento de R$ 1,75 milhão por ano, estão instalados  em locais estratégicos, como o Mercado de Mangabeira, o Espaço Cultural, o Shopping Sebrae, a PBTur e os centros administrativos Estadual e Municipal.

No Rodoshopping Edvaldo Motta, inaugurado nesta quarta-feira (24) na cidade de Patos, os usuários também contarão com terminais de autoatendimento do Detran. No local, serão oferecidos serviços por meio de agência do Sebrae, Casa da Cidadania, rodoviária, praça de alimentação, auditório (com capacidade de 240 lugares) e uma unidade do Empreender Paraíba, além de 47 lojas.

Além dos equipamentos, estará à disposição do usuário uma equipe composta por  atendentes qualificados para prestar orientações sobre os serviços e tirar dúvidas dos usuários.

Sinalizando Vidas – Durante a visita, os representantes do Detran de Alagoas também solicitaram informações sobre o Projeto Sinalizando Vidas que, por meio de um convênio entre o Detran, a Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) e o Sindiplave – Sindicado dos Fabricantes de Placas, disciplinou o setor e criou oportunidade de ingresso no mercado de trabalho para jovens infratores, após o cumprimento das penas.

Outros projetos e programas do Detran da Paraíba estão atraindo a atenção de outros estados, a exemplo do Programa de Habilitação Social, lançado em maio deste ano para fornecer carteira nacional de habilitação de graça para condutores carentes e que já despertou o interesse do Detran do Rio Grande do Sul.