João Pessoa
Feed de Notícias

Sistema adutor Translitorânea garante segurança hídrica por 30 anos na Grande João Pessoa

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 - 11:38 - Fotos:  Waldeir Cabral/Cagepa

O Governo do Estado investe, por meio da Cagepa, R$ 106,5 milhões na construção do Sistema Adutor Translitorânea, obra que vai garantir segurança hídrica para mais de 1 milhão de habitantes da Região Metropolitana de João Pessoa.

De acordo com o diretor de expansão da Cagepa, Leonardo Brasil, a primeira etapa do sistema já está funcionando. “Os testes finais já foram feitos e nós já estamos funcionando quando da necessidade do sistema que está com 97% das obras prontas, restando a parte de automação”.

A Translitorânea compreende duas estações elevatórias, um reservatório apoiado de 5.000m³, 23 quilômetros de adutora, um reservatório elevado, duplicação da estação de tratamento de água e automação do sistema. A segunda etapa vai ofertar água para os municípios de Conde, Alhandra e Caaporã.

A primeira etapa beneficia João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e o bairro Várzea Nova, em Santa Rita. A Translitorânea vai reforçar a oferta d’água dos sistemas Gramame e Marés e garantir segurança hídrica por 30 anos.  “O novo sistema vai oferecer um incremento na oferta d’água com vazão 1.200 litros por segundo e isto foi projetado para a Grande João Pessoa não sofrer o que grandes cidades no país estão sofrendo”, declarou Leonardo Brasil.