Fale Conosco

5 de maio de 2009

Sinfônica realiza concerto nesta quinta-feira



A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) faz concerto nesta quinta-feira, dia 7 de maio, às 20h30, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. A apresentação terá regência de Marcos Arakaki e participação do solista convidado Pedro Gadelha. A entrada é franca.

A OSPB executará um repertório com duas peças: de G. Bottesini, “Concerto em si menor para contrabaixo e orquestra de cordas”, com o solista Pedro Gadelha; e de c. Saint-Saens, “Sinfonia nº 3, op. 78 “Órgão”.

O músico Pedro Gadelha é natural de Recife – PE. Atualmente é contrabaixista solista da OSESP, depois de muitos anos na Alemanha, como membro da Orquestra da Ópera de Frankfurt.

Estudou no Conservatório Pernambucano de Música, com o professor José Chagas e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o professor Hecto Rossi. Depois formou-se em contrabaixo na USP com o professor Henrique Autran Dourado e prosseguiu estudos na Alemanha, com bolsa da Fundação Vitae.

Integrou a Academia Herbert von Karajan junto à Orquestra Filarmônica de Berlim, orientado por Rainer Zepperitz e Klaus Stoll.  Participou de inúmeros concertos, gravações e turnês da Filarmônica, trabalhando com regentes como Abbado, Solti, Ozawa, Rattle, Mehta, Barenboim, Menuhin, Haitink, Boulez, etc.

Concluiu pós-graduação na Hochschule der Künste Berlin com nota máxima e hoje atua em orquestras e grupos de música de câmara na Alemanha, França, Espanha e Portugal. Foi o primeiro contrabaixo das orquestras sinfônicas de Madrid e da Galícia e da Ópera de Rouen.

Também colabora regularmente com o Ensemble Modern de Frankfurt e com grupos de música barroca e Jazz. Pedro Gadelha é também professor da Joven Orquesta Nacional de España. Sempre esteve em atividade pedagógica no Brasil, através de vários festivais, como o de Campos do Jordão.