João Pessoa
Feed de Notícias

Sinfônica Jovem faz concerto nos 266 anos de emancipação de Piancó

quarta-feira, 5 de novembro de 2014 - 11:49 - Fotos:  Secom-PB

A Orquestra Sinfônica Jovem apresenta, neste sábado (8), concerto popular no município de Piancó. A apresentação, que acontece a partir das 20h, será regida pelo maestro titular da OSJPB, Luiz Carlos Durier e terá Erick John como solista (piano). A atração gratuita encerra a programação alusiva aos 266 anos de emancipação política da cidade e aos 200 anos de fundação de sua primeira igreja, Nossa Senhora do Rosário. Para o evento, o regente preparou um programa com 70% de música brasileira.

O concerto começa com a música “Abertura Brasil 2012”, do compositor Dimitri Cervo. Em seguida, a Orquestra executará a obra Rapsódia in Blue, de George Gershwin, com solo do pianista Erick John. Na sequência, o público poderá ouvir o poema sinfônico “Primavera”, de João Eduardo Pereira.

O repertório segue com “Montequios e Capuletos”, de Sergei Prokofiev, seguida de “Tuscaloosa Tango”. A música brasileira entra na sequência com “Dança Brasileira”, de Camargo Guarnieri. Em seguida, a Orquestra tocará “Terra Brasilis – O Encontro”, de Edino Krieger. O Nordeste será exaltado com “O Melhor dos Xotes”, de Maestro Duda e a música “Tico Tico”, de Waldir Azevedo fecha a apresentação.

Regente – Natural de João Pessoa (PB), Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 17 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística. Em setembro de 2013, foi nomeado diretor artístico e regente titular da OSPB.

Na UFPB concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Na UEPB realiza o Curso de Especialização Em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com os maestros Kurt Masur e, recentemente, com Dante Anzolini. Ainda teve como mestres o maestro José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.

Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos, sempre com grande sucesso de público e crítica. No ano de 2012 recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Aniversário de Piancó – Além do concerto deste sábado, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba esteve presente nas festividades dos 266 anos de Piancó por meio de ações em parceria com a prefeitura do município. De segunda a quarta-feira, foram realizados Diálogos sobre Artes Visuais mediados por Edilson Parra, que é coordenador de artes visuais da Funese e Maurise Quaresma, diretora da Galeria Archidy Picado. O presidente da Funesc também participou das atividades proferindo a palestra “A Poesia na Escola”.