João Pessoa
Feed de Notícias

Sinfônica Jovem apresenta repertório com música armorial no Cine Bangüê

terça-feira, 10 de abril de 2012 - 12:17 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Com um repertório composto por música armorial, um concerto para viola do período clássico,inédito na Paraíba, e duas suítes extraídas da ópera Carmem de Bizet, a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta o 2º Concerto Oficial da temporada nesta quinta-feira (12), às 20h, no Cine Bangüê, com entrada gratuita. O solista será de Paulo França.

A OSJPB abre o concerto trazendo ao Cine Teatro a identidade clássica da música nordestina do Movimento Armorial (idealizado e fundado por Ariano Suassuna), por meio da obra “O Repente Armorial”, de autoria de Antonio José Madureira com orquestração do maestro Clóvis Pereira. O ritmo e as melodias lembram canções e desafios bem peculiares do Nordeste.

Em seguida, será apresentado o “Concerto para Viola e Orquestra em Dó Maior”, de Joseph Schubert, que terá a participação do solista Paulo França. A obra, datada do período clássico, é composta por 3 movimentos de difícil execução: “Os movimentos desta peça proporcionam ao solista a oportunidade de explorar o seu talento, pois a obra oferece grandes dificuldades técnicas e musicais”, afirma o regente Luiz Carlos Durier.

Suítes da ópera Carmem, uma das mais famosas obras do gênero do mundo, encerrarão a apresentação da orquestra.

Solista - Paulo Eduardo França iniciou seus estudos no Curso de Extensão da UFPB com o professor Samuel Espinoza. Em sua formação teve os mestres Luiz Carlos Durier na EMAN e Ariana Perazzo no Bacharelado em Música da UFPB, onde concluiu em 2008. Participou ativamente da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa atuando como solista.

Luiz Carlos Durier – Natural de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 15 anos e regente assistente da OSPB desde 2001. O seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.

Serviço:

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Local – Cine Bangüê do Espaço Cultural

Data – 12/04

Hora – 20h

Entrada – gratuita