João Pessoa
Feed de Notícias

Sinfônica adapta obra de trompa e orquestra para tuba

quarta-feira, 19 de maio de 2010 - 09:37 - Fotos: 
O público de João Pessoa será brindado, em uma única semana, com dois concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba, ambos regidos pelo maestro titular Marcos Arakaki. O primeiro será nesta quinta-feira (20), às 20h30, no cine-teatro Bangüê, lar do projeto ‘Quintas Musicais’, promovido pelo Governo do Estado através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Como de praxe, a entrada será 1 kg de alimento não perecível.

O segundo será domingo (23) à noite, na abertura da 13ª edição do Festival Nacional de Arte (Fenarte), quando a Sinfônica da Paraíba irá dividir o palco com o músico alagoano Hermeto Pascoal, em um tributo marcante ao saudoso Sivuca (1930-2006).

Na quinta, a OSPB dedica a noite à tuba, instrumento de sopro da família dos metais, cuja origem remonta ao ano de 1800, aproximadamente. Para isso, leva ao palco uma adaptação da obra “Concerto para trompa nº 1”, com a participação do tubista Valmir Vieira, professor do Departamento de Música da UFPB e integrante do Quinteto Brassil.

Na seqüência, a Sinfônica da Paraíba executa as “Variações enigma”, escrita em 1899 pelo compositor inglês Edward William Elgar (1857-1934). O primeiro trabalho orquestral de Elgar foi um enorme sucesso e transformou seu autor no compositor britânico mais conhecido da época.

SERVIÇO:
Quintas Musicais, com Orquestra Sinfônica da Paraíba
Regência: Marcos Arakaki (maestro titular)
Quando: Quinta-feira, 20 de abril, às 20h30.
Onde: Cine-teatro Bangüê (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – tel.: 3211.6281)
Quanto: 1 kg de alimento não perecível.

Assessoria de Imprensa da Funesc