Fale Conosco

26 de setembro de 2012

Sine PB selecionará pessoas com deficiência para o Detran



Cerca de 60 pessoas com deficiência física serão selecionadas pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine-PB) para  as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) de João Pessoa e Campina Grande.

O preenchimento das vagas  será feito através de convênio entre Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano , Fundação de Apoio ao Deficiente (FUNDAD) e Associação de Deficientes e Familiares (ASDEF).

Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos, esta é mais uma iniciativa do Governo do Estado para ampliar a oferta de empregos para as pessoas com deficiência.

“O Detran assume a dianteira por meio de um convênio com a associação de pessoas com deficiência. Isso vai possibilitar o acesso ao emprego na condição de jovem aprendiz, ou de estagiário das pessoas com deficiência que possuem dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Esta iniciativa está sendo estimulada não só em órgãos do Governo do Estado mas em iniciativas privadas”.

A secretária ressalta ainda que como incentivo ao mercado de trabalho para as pessoas com algum tipo de deficiência são oferecidos cursos profissionalizantes no próprio Sine-PB. Outro exemplo é o Projovem Trabalhador, cujas aulas começam em outubro, para jovens entre 18 e 29 anos, com vagas que beneficiam também os que têm algum tipo de deficiência.

Segundo o Superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho,  a previsão inicial é de 60 vagas, mas esse número pode aumentar de acordo com a necessidade do órgão.

Por enquanto, as vagas existentes são 10 para atendente e recepcionista com noções em Libras (sendo 8 para João Pessoa e 2 para Campina Grande);  30 para atendente e recepcionista ( 19 para João Pessoa e 11 para Campina Grande) ; 20 para digitador e digitador de documentos (14 para João Pessoa e 6 para Campina Grande).