João Pessoa
Feed de Notícias

Simpósio marca programa do Outubro Rosa no Hospital Geral de Mamanguape

sexta-feira, 27 de outubro de 2017 - 13:04 - Fotos: 

O Hospital Geral de Mamanguape realizou na quinta-feira (27) o 1º Simpósio HGM de Combate ao Câncer de Mama e do Colo do útero, que marcou o encerramento das atividades alusivas ao Outubro Rosa. “O objetivo do evento foi partilhar conhecimento com profissionais, incentivar e conscientizar sobre a importância da mulher fazer o autoexame das mamas e o papanicolau periódico.

“É preciso encorajar a busca por ajuda quando perceber algum sinal de anormalidade, pois o diagnóstico cedo aumenta as chances de cura”, explicou Albertina Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Educação Continuada e Permanente (NECP) do HGM.

O HGM teve um mês repleto de ações evidenciando a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer de mama. O controle desse mal é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011, e o hospital trabalhou interna e externamente essa temática.

Palestras e treinamentos foram realizados envolvendo os profissionais da instituição, enquanto que entrevistas e campanhas na rádio local, como também os informes publicados nas páginas das redes sociais da unidade, levaram informações e orientação ao público.

Durante visita do governador Ricardo Coutinho à região no início do mês para inauguração da 3ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, a diretoria do HGM o presenteou com a camisa da campanha do ‘Outubro Rosa do HGM’, como demonstração do engajamento da instituição nos esforços estaduais para promoção da saúde na região do Vale do Mamanguape.

Já o simpósio contou com a presença da prefeita Eunice Pessoa, que deu seu testemunho sobre a mobilização: “É sempre prazeroso participar dos eventos daqui do hospital. Dessa vez é ainda mais especial para mim, pois é um tema essencial para mulher. Além de ser mulher, ainda tenho quatro filhas. Sou aliada no fortalecimento desses serviços de esclarecimentos e orientações à população”.

Estudantes da área de saúde também prestigiaram o evento no auditório do HGM. “Comparecer ao evento foi de extrema valia, pois além de aprender sobre a patologia em si, também pude entender a respeito do que se espera dos profissionais diante de um paciente com esta enfermidade”, disse Josefa Souza, 35 anos, estudante do curso técnico em enfermagem.

O encontro ainda reservou um momento de emoção, onde todos ouviram o testemunho de Adriele de Sousa, uma jovem estudante de enfermagem que venceu o câncer de mama, e ao término puderam fazer perguntas. “Foi importante fechar nossa programação com este simpósio, ainda mais com um relato como este de quem passou por esse drama. Ficamos na expectativa de que tenha sido implantada uma semente na vida de todos ao qual alcançamos, para que essas ações não fiquem limitadas ao período da campanha. É recompensador promover iniciativas como essa que faz diferença na vida das pessoas”, destacou Reginaldo Lota, Diretor do Hospital Geral de Mamanguape.