Fale Conosco

26 de outubro de 2011

Simpósio Internacional reúne pesquisadores e criadores de caprinos e ovinos



Com a participação de 16 caravanas de associações de criadores de caprinos e ovinos da Paraíba, 350 participantes de outros estados e países e 800 inscritos, entre estudantes, pesquisadores e produtores, foram abertos nesta terça-feira (25) o 5º Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte (Sincorte) e a Feira Nacional do Agronegócio da Caprinovinocultura de Corte (Fenacorte), no auditório Sergio Bernardes do Hotel Tambaú,em João Pessoa.Estãosendo esperadas 4 mil pessoas até o final do Simpósio.

Na abertura, o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista da Silva, representando o governador Ricardo Coutinho, falou sobre os principais pontos que serão destaques durante os eventos, como a clínica tecnológica; sustentabilidade dos sistemas de produção de carne e leite em caprinos e ovinos; a gastronomia e a instalação da Câmara Setorial da Caprina-Ovinocultura, onde representantes do Governo e produtores irão discutir medidas práticas para desenvolver o setor.

Ainda durante a abertura do 5º Sincorte2011, acoordenadora geral de Programas e Projetos Especiais do Ministério da Integração Nacional, Adriana Melo Alves, lançou o programa ‘Rota do Cordeiro’, que será coordenado pela Embrapa, na Paraíba.

O coordenador do Sincorte e do Fenacorte, Wandrik Hauss de Sousa, desejou boas vindas aos participantes e disse que entre os destaques do evento estão a série de palestras ministradas por especialistas estrangeiros. O sul-africano Freddie Stolper falará sobre o case de um abatedouro no seu país; a norte-americana Susan Schoenian também vai falar sobre os abatedouros, nesse caso, os móveis, e o sul-africano Johan A. Van Rooyen vai abordar a produção extensiva em áreas semiáridas.

O tema nutrição será discutido pelo israelense Serge Yan Landau. Os norte-americanos Carlos Villalobos e Steve Hart falam sobre nutrição, pastoreio e sanidade, respectivamente. Do Zimbábue, Mario Beffa falará sobre produção; o francês Pascal Mermillod discute biotecnologia; o norte-americano Stephan Wildeus sobre sistema de produção intensiva e a espanhola Rebeca Vázquez Poza fala sobre estratégias de divulgação e valorização de carne.

Ilha de Gastronomia – Durante a realização do Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte haverá uma arena gastronômica que funcionará a partir desta quarta-feira (26) até sexta (28), das 12h às 15h e das 17h às 21h. A Abrasel Paraíba montou a “Ilha dos Sabores Gastronômicos da Caprinoovinocultura”, um espaço gourmet com aulas, degustações e programações especiais, cujas estrelas serão as carnes e queijos de caprinos e ovinos. Uma praça de alimentação será montada no local com 50 mesas, onde 14 restaurantes de João Pessoa vão preparar pratos especiais para o público do evento e visitantes.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes ainda o deputado estadual Francisco de Assis Quintans, representando a Assembleia Legislativa, e representantes da Emepa, Sebrae, Emater, Embrapa, Faepa/Senar, Federação da Agricultura/PB, Banco do Nordeste, International Goat Association, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e Caprinos, Ministério da Integração Nacional e do Ministério da Agricultura e Abastecimento, na Paraíba.

O evento é realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa) e Instituto Nacional do Semiárido (Insa).