Fale Conosco

30 de maio de 2012

Shows musicais animam a Semana Cultural José Lins do Rego



OSPB JovemA Semana Cultural José Lins do Rego abre espaço para diferentes estilos da música em sua programação. Já na abertura do evento, no dia 3 de junho, a cantora Cátia de França e a Camerata Arte Mulher lançam o CD “No Bagaço da Cana, um Brasil Adormecido”, no Cine Banguê. Na terça-feira, 05 de junho, as meninas do grupo AfroNordestinas e DJ Guirraiz apresentam o trabalho do grupo de hip-hop. Encerrando a programação musical, na quarta-feira 6, o sanfoneiro Dominguinhos faz show acompanhado da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

“No Bagaço da Cana, um Brasil Adormecido” é o nome do CD que resultou da parceria entre Cátia de França e a Camerata Arte Mulher, aprovado pelo Fundo de Incentivo a Cultura do Governo do Estado da Paraíba (FIC Augusto dos Anjos). O trabalho é um registro fonográfico de um conjunto de doze músicas, de autoria de Cátia de França, que tiveram como fonte de inspiração o material literário que compõe o “Ciclo da Cana de Açúcar” de José Lins do Rego.

A proposta do trabalho é o resgate dessas obras, pois a maioria das composições é inédita produzida há 37 anos, a partir do tratamento orquestral realizado pelo maestro Carlos Anísio e os músicos-arranjadores Léo Meira e Sérgio Galo, adequando-as à riqueza do conjunto sonoro do grupo instrumental Camerata Arte Mulher, composto por violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta, harpa, sanfona e percussão. O show será no Cine Banguê, às 20h, com entrada gratuita.

Na terça-feira, a cultura hip-hop toma conta do Teatro de Arena, exibindo o talento do grupo AfroNordestinas e DJ Guirraiz. O trabalho que o grupo vai apresentar foi lançado há um ano. Trata-se do CD AfroNordestinas, formado por músicas eletrônicas misturadas a percussão e guitarras orgânicas, com uma seleção de beats que transita entre o protesto, comum ao rap brasileiro, e melodias influenciadas por ritmos da Música Popular Brasileira. O show será no Teatro de Arena, às 20h, com entrada franca.

A mistura da sanfona e instrumentos eruditos encerra a Semana Cultural José Lins do Rego. O mestre pernambucano Dominguinhos Sobe ao palco com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, na Praça do Povo do Espaço Cultural, às 20h. A abertura será feita pela Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. Para assistir ao espetáculo basta levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado às vítimas da seca do estado.

Não é a primeira vez que Dominguinhos se apresenta acompanhado da OSJPB. Em 2010, eles se apresentaram juntos na 13ª edição do Fenart, em uma homenagem ao saudoso músico Sivuca.