João Pessoa
Feed de Notícias

Shows musicais animam a Semana Cultural José Lins do Rego

quarta-feira, 30 de maio de 2012 - 08:41 - Fotos:  Secom-PB

A Semana Cultural José Lins do Rego abre espaço para diferentes estilos da música em sua programação. Já na abertura do evento, no dia 3 de junho, a cantora Cátia de França e a Camerata Arte Mulher lançam o CD “No Bagaço da Cana, um Brasil Adormecido”, no Cine Banguê. Na terça-feira, 05 de junho, as meninas do grupo AfroNordestinas e DJ Guirraiz apresentam o trabalho do grupo de hip-hop. Encerrando a programação musical, na quarta-feira 6, o sanfoneiro Dominguinhos faz show acompanhado da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

“No Bagaço da Cana, um Brasil Adormecido” é o nome do CD que resultou da parceria entre Cátia de França e a Camerata Arte Mulher, aprovado pelo Fundo de Incentivo a Cultura do Governo do Estado da Paraíba (FIC Augusto dos Anjos). O trabalho é um registro fonográfico de um conjunto de doze músicas, de autoria de Cátia de França, que tiveram como fonte de inspiração o material literário que compõe o “Ciclo da Cana de Açúcar” de José Lins do Rego.

A proposta do trabalho é o resgate dessas obras, pois a maioria das composições é inédita produzida há 37 anos, a partir do tratamento orquestral realizado pelo maestro Carlos Anísio e os músicos-arranjadores Léo Meira e Sérgio Galo, adequando-as à riqueza do conjunto sonoro do grupo instrumental Camerata Arte Mulher, composto por violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta, harpa, sanfona e percussão. O show será no Cine Banguê, às 20h, com entrada gratuita.

Na terça-feira, a cultura hip-hop toma conta do Teatro de Arena, exibindo o talento do grupo AfroNordestinas e DJ Guirraiz. O trabalho que o grupo vai apresentar foi lançado há um ano. Trata-se do CD AfroNordestinas, formado por músicas eletrônicas misturadas a percussão e guitarras orgânicas, com uma seleção de beats que transita entre o protesto, comum ao rap brasileiro, e melodias influenciadas por ritmos da Música Popular Brasileira. O show será no Teatro de Arena, às 20h, com entrada franca.

A mistura da sanfona e instrumentos eruditos encerra a Semana Cultural José Lins do Rego. O mestre pernambucano Dominguinhos Sobe ao palco com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, na Praça do Povo do Espaço Cultural, às 20h. A abertura será feita pela Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. Para assistir ao espetáculo basta levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado às vítimas da seca do estado.

Não é a primeira vez que Dominguinhos se apresenta acompanhado da OSJPB. Em 2010, eles se apresentaram juntos na 13ª edição do Fenart, em uma homenagem ao saudoso músico Sivuca.