Fale Conosco

26 de setembro de 2011

Show do Paralamas encerra Semana Nacional de Trânsito



ricardo prestigia encerramento da semana estadual do transico com paralamas do sucesso 13

Governador prestigia encerramento da Semana Nacional de Trânsito.Foto: João Francisco/Secom-PB

Dois dias depois se apresentar no Rock in Rio, a banda Paralamas do Sucesso esteve na Praça do Povo do Espaço Cultural para um show que encerrou a Semana Nacional de Trânsito, na Paraíba. Este ano, a Semana o evento buscou usar o poder de mobilização das atividades culturais para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de construir um trânsito humanizado e sem violência. O valor do ingresso do show dos Paralamas foi 1kg de alimento não perecível. A arrecadação, cerca de oito toneladas, será doada às vítimas das enchentes e outros necessitados em trabalho que será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano.

O vocalista Herbert Viana, que é paraibano, disse que se sentia realizado voltando à Paraíba para divulgar aos motoristas uma mensagem de respeito social: “É importante divulgar a ideia de que bebedeira e volante não devem ser celebrados”, afirmou o artista, pouco antes da apresentação musical.

O governador Ricardo Coutinho, presente no evento, destacou a interiorização das ações e a utilização de espetáculos de música, teatro e dança para transmitir mensagens educativas de trânsito. A campanha educativa, que acontece anualmente de 18 a 25 de setembro, pela primeira vez foi aberta no interior do Estado.

Outras atrações – Na Praça do Povo, foram montadas ilhas temáticas onde aconteceram apresentações sequenciadas de música, teatro e dança que abordaram o tema da campanha 2011 – “Pare, Pense, Mude”. O circuito Trânsito com Arte apresentou duas sessões diárias e recebeu a visita de alunos de escolas públicas e particulares agendados pelo Detran. Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran também realizou blitzen educativas para distribuição de panfletos da campanha e conscientização dos motoristas e pedestres.

Na sede do órgão, em Mangabeira, foram prestados serviços de saúde com a participação de funcionários do Hospital de Emergência e Trauma e do Distrito Sanitário de Mangabeira.

Reconhecimento - As atividades da Semana Nacional de Trânsito realizadas na Paraíba foram reconhecidas por coordenadores da campanha ligados ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Ministério das Cidades.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, o diferencial da Paraíba foi recorrer às atividades artísticas para difundir as mensagens educativas de trânsito ao mesmo tempo que  se valorizou artistas paraibanos e as raízes culturais locais.