João Pessoa
Feed de Notícias

Show de Zélia Duncan atrai milhares na abertura do Festival de Artes de Areia

sexta-feira, 2 de agosto de 2013 - 15:50 - Fotos: 

Roberto Guedes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho abriu oficialmente, na noite desta quinta-feira (1), a 14º edição do Festival de Artes de Areia, no Brejo paraibano, que este ano foi incluído também na Rota Cultural Caminhos do Frio. A noite de abertura contou com o show da cantora Zélia Ducan, que levou milhares de pessoas ao pólo Marinesas, no centro da Cidade.

Depois de duas décadas o Governo do Estado, está promovendo, desde 2011, o novo Festival de Artes de Areia e a cada ano que passa ele vem se consolidando mais, ficando mais trabalhado, com arte e cultura da melhor qualidade para promover prioridade cultural. O que faz com que as pessoas de Areia possam ser reconhecidas regionalmente e nacionalmente”, disse Ricardo Coutinho.

A atração principal da noite, a cantora Zélia Ducan, trouxe em seu repertório novos sucessos e músicas já consagradas em seus mais de 30 anos de carreira, a exemplo ‘Catedral’, ‘Alma’, ‘Quase sem querer’, ‘Enquanto durmo’ entre várias outros hits.

Para o Secretário de Estado da Cultura, Chico César, o festival é um convite para que a população possa apreciar o melhor da arte paraibana. “Este ano estamos discutindo o feminino na cultural e o resultado tem sido pessoas em vários pólos discutindo e produzindo circo, cinema, teatro, artes plásticas, com mulheres produzindo, tematizando e deixando a cidade cheia de arte”, finalizou o secretario.

O Festival - O festival reúne durante sete dias artistas regionais e nacionais, que participam de oficinas musicais, gastronômicas, teatrais e circenses. A programação também reúne exposições audiovisuais, artesanatos e apresentações culturais, distribuídas em 15 pólos de arte e cultura, montados em diversas regiões do município. A mistura de ritmos, estilos e linguagens consolidam o festival no calendário artístico nacional e levam à terra do escritor Jose Américo de Almeida, arte, gastronomia e cultura.

Caminhos do Frio

Roberto Guedes/Secom-PB

A 14º edição do Festival de Artes de Areia, pela primeira vez, foi incluída na Rota Cultural Caminhos do Frio. Com oficinas de gastronomia, trilhas ecológicas, apresentações musicais, teatrais e até festival de sanfona, os eventos seguem paralelos até este domingo (4).

O roteiro classificado de lazer cultural leva os turistas a percorrerem os roteiros dos engenhos em uma oportunidade única de voltar ao passado e conhecer o processo produtivo da cana-de-açúcar, mel, rapadura e cachaça, bem como a beleza dos canaviais, capelas e sítios históricos. Os interessados em participar dessas aventuras devem comparecer ao Casarão José Rufino, onde funciona o Polo Artéria das Artes.

Site - A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, há informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.