João Pessoa
Feed de Notícias

Show de Escurinho encerra Semana de Arte no Mosteiro de São Bento

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 - 11:07 - Fotos:  Divulgação

O segundo dia da Semana de Arte promovido pelo Centro Estadual de Arte (Cearte), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), reuniu centenas de pessoas na noite dessa terça-feira (10), na Igreja e Mosteiro de São Bento, no Varadouro. O evento será encerrada nesta quarta-feira (11), às 19h, na área externa do Mosteiro, com apresentações musicais do grupo “Pífano Perfumado” e do cantor e compositor Escurinho.

Pernambucano de Serra Talhada, o compositor, cantor e percussionista Escurinho, atua também no teatro como ator e na criação de trilhas. Sua formação musical vem da sua experiência com o pai, que se apresentava cantando em festas, e a convivência com as manifestações populares do interior do Nordeste. Intérprete performático, Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos que vai do xote ao reggae, do experimentalismo ao rock, do forró ao baião, do caboclinho ao boi de reizado, dos ritmos afros e tribais, do maracatu ao coco de embolada. 

Na noite dessa terça-feira, o público pode conferir as apresentações dos alunos dos cursos de ballet, dança clássica, contemporânea, do ventre e de espetáculo teatral. A estudante de ballet clássico, Maria Natália, 18 anos, que entrou no mês de agosto no Cearte, estava ansiosa para subir no palco. A coreografia foi ensaiada em apenas três meses de aula, mas ela estava confiante ao lado das amigas. “Eu sempre tive vontade de fazer ballet, mas nunca tive a oportunidade. Agora estou tendo e não pretendo mais parar”, disse a jovem.

Orgulhosa, a mãe Marineide da Silva, que durante o dia exerce a profissão de diarista, estava feliz na plateia vendo a apresentação da filha. “Sempre dei apoio a tudo o que ela faz, pois graças a Deus é uma boa filha, excelente aluna e agora para minha surpresa, uma grande bailarina”, revelou a mãe.

A professora de Ballet Clássico Infantil, Yanna Macena, que trabalha com crianças há 9 anos, acompanhou de perto as apresentações de suas três turmas de meninas com faixa etária entre 4 e 13 anos. “É muito bom quando temos a oportunidade de difundir a arte e passar o conceito de movimento e expressividade para as crianças que já possuem tudo isso naturalmente. Sou realizada por trabalhar com elas, pois as crianças são a expressão máxima da arte. O retorno vem por elas próprias e, também, pelo relato das mães”, destacou Yanna.

A dança também mudou a vida de dona Margarida Martins, 58 anos, cabeleireira aposentada que resolveu fazer aula no Cearte, após o convite da filha que foi aluna de canto lírico. “Passo praticamente toda a semana aqui, pois faço aulas de dança do ventre, de salão, canto lírico e ainda teclado. Estava cansada de ficar em casa sem fazer nada e hoje preciso de tempo para poder fazer tudo isso”, revelou dona Margarida, momentos antes de subir no palco para se apresentar na coreografia de percussão da dança do ventre, de autoria da professora Vanessa Lira.

Para a coordenadora do Cearte, Laura Moreno, o segundo dia da Semana de Arte mostra a consolidação artística do evento. “Foi um dia dedicado às artes cênicas muito bem preparadas pelo empenho dos alunos e professores que durante todo o ano se dedicam bastante durante as aulas. Estamos comprovando na Semana De Arte que todas as nossas metas de 2013 foram alcançadas”, avaliou Laura.

Novos cursos – O Centro Estadual de Arte abre inscrições para a o próximo semestre de 2014 com novos cursos: Foto Lata, Papel Artesanal, Guitarra, Xilogravura, Criação Coreográfica, Dança Clássica II, Introdução às Artes Plásticas na Paraíba, Teatro Infantil, Figurino, Jogos Cênicos e Cavalo Marinho.

Serviço – Cearte está instalado no Mosteiro de São Bento, na Av. General Osório, 36, Varadouro, em João Pessoa. Mais informações pelo telefone 3214-2923.