Fale Conosco

11 de outubro de 2012

Setor de Psicologia do Trauma desenvolve atividades lúdicas com pacientes



Em alusão ao Dia das crianças, a equipe de psicologia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está realizando durante todo o mês de outubro, atividades lúdicas e recreativas com os pacientes da ala infantil, acompanhantes e funcionários. A ação tem como finalidade elevar a auto-estima dos usuários da instituição, estimulando a cura das enfermidades por meio do riso.

Para psicóloga, Denise Medeiros, a atividade busca aliviar a dor, o sofrimento, e a ansiedade dos pacientes e acompanhantes. “Nossa unidade é de alta complexidade, por isso a maioria dos nossos pacientes é de politraumatizados, e a recuperação muitas vezes é dolorosa e demorada, e isso acaba afetando a auto-estima deles e dos familiares. Trazer um sorriso é mostrar ao paciente que alguém se importa com o bem-estar dele. O riso é um remédio com bons efeitos colaterais”, ressalta.

A paciente Maria Helena acrescenta que são atividades como estas que transforma o ambiente hospitalar em um lugar mais humanizado, e assim ameniza a sensação desagradável da hospitalização. “Quando estamos internados nos sentimos a pior das criaturas, ficamos muito fragilizados, tristes e deprimidos. Mas quando vemos pessoas se mobilizando para trazer uma palavra de amor esquecemos por algum tempo a nossa condição de enfermos e começamos a perceber que existe um mundo lá fora nos esperando cheio de alegrias e oportunidades,” enfatiza.

O Departamento de Psicologia do Hospital  funciona 24 horas e conta com uma equipe composta por 34 servidores,  que tem  como função atender não só ao paciente interno nas instalações, mas também a familiares, visitantes e membros da equipe multidisciplinar da unidade de saúde. Além do suporte ao tratamento, o setor oferece apoio, atenção, preparação do paciente para procedimentos cirúrgicos (pré e pós-operatório), exames, auxílio ao enfrentamento da doença e seu tratamento e atenção aos transtornos mentais associados à enfermidade.