João Pessoa
Feed de Notícias

Setor de Educação Permanente do Trauma também anuncia novos cursos

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010 - 12:44 - Fotos: 

Será encerrado na tarde desta sexta-feira (15) mais um curso de capacitação direcionado aos enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL). A capacitação teve como tema a ‘Atuação da enfermagem no tratamento de pacientes com Dor Aguda’, assistência essa implantada na unidade no ano passado e que tem como objetivo tratar os pacientes baseado na intensidade da dor.

Durante três dias, 13,14 e 15 de janeiro, foram capacitados cerca de 400 profissionais. As aulas aconteceram no auditório do próprio hospital. O curso foi ministrado pela enfermeira Áquila Gouveia, responsável pelo Serviço de Dor Aguda do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP). A capacitação foi dividida em três turmas, onde duas foram destinadas a todo o grupo e abordado a teoria do assunto, enquanto a outra direcionada aos enfermeiros. Estes tiveram aulas práticas, especificamente sobre o manuseio do cateter.

Cada curso teve a duração de quatro horas e todos os participantes receberão certificado. “O curso tem como objetivo melhorar ainda mais a assistência que a equipe de enfermagem dá aos pacientes, pois o enfermeiro é o elo entre o paciente e o médico. É a equipe de enfermagem que fica 24 horas com o paciente, avaliando o grau de dor de cada paciente. Nosso trabalho foca nesse dor, onde o paciente tem o direito de não senti-lá”, frisou a enfermeira Áquila Gouveia. 

Dentro do calendário de cursos promovido pelo setor de Educação Permanente, o Hospital de Trauma oferece a partir da próxima segunda-feira (18) uma nova programação. O curso, também direcionado a equipe de enfermagem, acontece no período da manhã durante três dias no auditório do hospital. Ao término, todos os participantes recebem certificados.

Pioneirismo - O Serviço Especializado em Dor Aguda (Seda) foi implantado efetivamente no HT no início do mês de novembro de 2009 e tem como coordenador o médico Clóvis Borges. A equipe É formada por mais de 100 profissionais que trabalham no bloco cirúrgico, na Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (URPA), na emergência e urgência, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Queimados (UTQ) e nas enfermarias. São médicos especialistas em anestesiologia, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, além de uma assessoria consultiva formada por nutricionistas, assistentes sociais e uma farmacêuta.

O objetivo da assistência é tratar a dor e, consequentemente, fazer com que o paciente tenha uma recuperação mais rápida e com o mínimo de sequelas. Para avaliar o grau da dor do paciente foram adotadas como padrão a escala visual analógica (EVA), que segue o princípio numérico de 0 a 10, e a de faces, para quem tem dificuldade cognitiva. O Hospital de Trauma é o primeiro do Estado da Paraíba, tanto na rede pública como privada, a implantar o Serviço de Dor Aguda.

Programação dos Cursos da Educação Permanente

Segunda-feira, dia 18/01
09h00- Princípios éticos
10h00- Ventilação Mecânica Invasiva
11h00- Manipulação de cateter venoso central

Terça-feira, dia 19/01
09h00- Monitorização Invasiva
10h00- Assistência de Enfermagem na manipulação de drenos
11h00- Sistematização da assistência de enfermagem SAE

Quarta-feira, dia 20/01
09h00- Assistência de enfermagem pré e pós- operatório
10h00- Balanço hídrico
11h00- Banho no leito e aspiração
12h00- Assistência de enfermagem na Unidade de Recuperação Pós-anestésica (URPA)

Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma