João Pessoa
Feed de Notícias

Sessões do Planetário exibem o “Céu do Índio” nesta terça

segunda-feira, 18 de abril de 2011 - 12:09 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

 

Planetário, no Espaço Cultural, em João Pessoa

No Brasil, o Dia do Índio é comemorado anualmente em 19 de abril. Para lembrar a data, a Funesc está lançando uma programação especial. Durante todo o dia, as sessões do Planetário irão exibir imagens do céu segundo a visão dos índios. As exibições acontecerão às 9h, 10h, 15h e 16h. O material exibido pertence ao Planetário do Pará e encontra-se na Paraíba.

A programação do Dia do Índio é destinada a estudantes da rede pública de ensino, mas é preciso agendamento prévio aos grupos que pretendem visitar o local. A visitação por turma deve respeitar uma média de, no máximo, 100 pessoas.

Mas por que alguém se interessaria em conhecer as constelações vistas pelos índios? No mundo de hoje, é preciso entender melhor algumas coisas, antes que elas sejam completamente destruídas. Junto com o conhecimento astronômico dos índios, vai desaparecendo sua visão de mundo, a sua cultura.

Com astronomia própria, índios brasileiros definiam o tempo de colheita, a contagem de dias, meses e anos, a duração das marés, a chegada das chuvas. Desenhavam no céu histórias de mitos, lendas e seus códigos morais, fazendo do firmamento a base de seu cotidiano. Muito antes dos navegadores portugueses pisarem em terras brasileiras, seus antigos habitantes já direcionavam suas vidas pelos pontos luminosos do céu.

Celebrações religiosas, épocas de plantio e colheita são apenas alguns dos propósitos dos estudos indígenas do firmamento. Para além da função prática, viam também no céu a cópia de seu próprio mundo.

Sessões no planetário – Nos dias de programação normal, o Planetário exibe sessões nas terças e quintas-feiras, às 9h, 10h, 15h e 16h. Aos sábados e domingos, sessão única às 17h. A entrada é gratuita para estudantes da rede pública. Para escolas da rede privada de ensino, turistas e demais grupos, a entrada custa R$ 4,00 (inteira), R$ 2,00 (meia). A agenda está aberta também para grupos de outros Estados que desejam conhecer um dos poucos Planetários do Nordeste.

Serviço:

Planetário – Céu dos Índios

Data: 19 de abril

Horário das sessões: 9h, 10h, 15h e 16h

Preço: Gratuito para escolas públicas, mas é necessário agendamento prévio

Agendamento de visitas: 3211-6263