Fale Conosco

18 de maio de 2011

Espaço Cine Digital da Funesc exibe ‘O Escafandro e a Borboleta’



Baseado na autobiografia do escritor e jornalista Jean-Dominique Bauby, o filme “O Escafandro e a Borboleta”, de Julian Schnabel, é o destaque desta quinta-feira (19) na sessão “Um Cinema Sob Influência”. A exibição será às 19h30, no Espaço Cine Digital da Funesc, e faz parte da parceria com a Cooperativa Filmes a Granel. O evento é gratuito e o convidado deste mês é Sacha Teixeira, realizador do curta ‘Feliz Natal’.

Os participantes da cooperativa apresentam produções que lhes influenciaram na realização dos próprios filmes da cooperativa. Ao final da sessão, o associado Sacha Teixeira vai explicar o motivo da sua escolha e a sua relação com o filme que está produzindo.

O longa de Julian Schnabel, vencedor da Palma e do Globo de Ouro de melhor direção em 2008, leva às telas a íntegra da autobiografia escrita por Jean Dominique-Bauby. Jornalista bem-sucedido, o escritor viu sua vida mudar por completo no dia 8 de dezembro de 1995, quando tinha 43 anos e era editor da revista ELLE.

Após sofrer um derrame e passar alguns dias em coma, ele se descobriu imobilizado na cama. Vítima de uma doença chamada Syndrome de Locked-In, ele se viu literalmente trancado em si mesmo. Apesar de estar plenamente consciente, Jean não conseguia mover nenhum músculo, exceto a pálpebra do olho esquerdo. E, a partir desse pequeno fragmento de seu corpo, ele se comunicava com o mundo e conseguiu escrever o livro. Dez dias após o livro ser publicado, Jean Dominique-Bauby morreu.

Composto de capítulos breves, ‘O Escafandro e a Borboleta’ é por si só uma prova de superação. Para colocar palavra numa página, o jornalista enfrentava uma longa jornada. Seu assistente soletrava todo o alfabeto até que ele piscasse numa letra. E assim, letra a letra, ele foi contando sua história. No filme, Jean-Dominique Bauby é interpretado pelo ator Mathieu Amalric.

Serviço

Sessão Um Cinema sob Influência

Filme: ‘O Escafandro e a Borboleta’ (Le Scaphandre et le Papillon) – 2007, França, 112 min

Direção: Julian Schnabel

Gênero: Drama

Local: Espaço Cine Digital

Data: 19 de maio, quinta-feira

Hora: 19h30

Entrada: Gratuita