Fale Conosco

13 de março de 2012

SES vai unificar processos licitatórios e dar mais eficiência ao Controle de Infecção Hospitalar



Para unificar e tornar mais ágil os processos de licitação dos hospitais do Estado e tornar mais atuantes as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (13), duas capacitações paralelas com o pessoal administrativo de 30 hospitais e as comissões de controle de infecção de 16 hospitais distritais e regionais. As reuniões aconteceram no Centro Municipal de Capacitação de Professores (Cecapro).

A coordenadora da Atenção Básica da SES, Patrícia Assunção, destacou que os profissionais das comissões de infectologia dos maiores hospitais do Estado estão discutindo como melhorar e tornar mais eficientes a segurança do ambiente hospitalar para os pacientes e funcionários.  “Também vamos analisar o caso de funcionamento da CCIH do Hospital de Trauma, que tem uma equipe muito atuante. O funcionamento eficiente dessas comissões é de fundamental importância para que possamos assegurar um ambiente protegido e prevenido contra vírus e bactérias”, explicou.

A diretora executiva da Central de Compras da Secretaria de Estado da Administração, Ana Maria Nóbrega, participou da capacitação e ressaltou a importância de unificação dos processos licitatórios para dar mais agilidade à aquisição dos materiais. “Geralmente, cada hospital solicita um processo diferente para um mesmo item que é comum a todos eles. Isso acaba gerando um grande número de processos, causando lentidão ao processo, principalmente na etapa de pesquisa de preços. As empresas fornecedoras precisam fazer o levantamento de preços para vários processos diferentes, quando poderiam fazer um só registro de preço. Os hospitais poderiam reunir suas solicitações e abrir um processo único, mas respeitando a necessidade de cada hospital”, explicou.

Participaram do encontro os diretores de hospitais membros das comissões de controle de infecção e as coordenações de enfermagem. Na capacitação sobre unificação dos processos licitatórios para aquisição de insumos, materiais e equipamentos médico-hospitalares, participaram os profissionais ligados à assistência farmacêutica, controle interno, gerências administrativas, planejamento e engenharia.