Fale Conosco

19 de outubro de 2012

Técnicos da SES realizam testes rápidos de DSTs/Aids em evento do Ministério da Saúde



Uma equipe de seis técnicos da Gerência Operacional das DST/AIDS e Hepatites Virais da Paraíba está participando da 12ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que está sendo realizada em Brasília. Desde a última segunda-feira (15) a equipe da SES ficou responsável pela realização da testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C que está sendo disponibilizada para os participantes do evento, que termina neste sábado (20).

De acordo com a gerente operacional das DSTs/AIDS e Hepatites Virais da Paraíba, Ivoneide Lucena, a participação da SES acontece diante do convite da própria organização da Expoepi, a partir do trabalho que vem sendo realizado no Estado, junto aos municípios paraibanos. “Nossa equipe está realizando cerca de 160 testes rápidos por dia, desde a última segunda-feira, através da Ação “Fique Sabendo”. Tal participação é fruto do trabalho de implantação de testes rápido na atenção básica que estamos promovendo junto aos municípios paraibanos”.

A equipe paraibana que realiza a testagem rápida na Expoepi é composta por seis profissionais da saúde, sendo duas farmacêuticas/ bioquímicas, duas psicólogas, uma assistente social e uma enfermeira.

Ivoneide lembrou ainda que a Paraíba é o estado que mais conseguiu desempenhar a proposta de descentralização dos testes rápido na atenção básica. “Hoje, estamos em primeiro lugar no país”, afirmou.

Em 2012, o serviço de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C já foi implantado na atenção básica de 60% dos municípios da Paraíba. A meta, de acordo com a Gerência Operacional das DST/AIDS e Hepatites Virais, é que, no ano que vem, o serviço esteja disponível nos 223 municípios paraibanos.

Além da Gerência Operacional das DST/AIDS/Hepatites Virais, a SES participa da 12ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) através da Gerência Executiva e Operacional de Vigilância em Saúde.

O evento, promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, tem o objetivo de difundir temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e premiar profissionais e serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde.