João Pessoa
Feed de Notícias

SES realiza Semana Estadual de Orientação sobre a Gravidez na Adolescência

sexta-feira, 14 de maio de 2010 - 14:50 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, a partir desta segunda-feira (17), a ‘Semana Estadual de Orientação sobre a Gravidez na Adolescência’. Serão realizadas atividades em, pelo menos, 21 municípios da Paraíba. Na Capital, haverá um ciclo de palestras, na tarde da terça-feira (18), no auditório do Shopping Sebrae, seguido de atividades lúdicas sobre o tema. A Gerência Operacional do Ciclo da Vida (Gociv) da SES revela que, na Paraíba, de 2004 a 2009, nasceram 78.244 bebês de mães com idades entre 12 e 19 anos.

O ano passado, os municípios paraibanos que apresentaram o maior índice de gravidez na adolescência foram: Bayeux (304), Patos (280), Cabedelo (185), Alagoa Grande (105) e Rio Tinto (70). O motivo da gravidez na adolescência é a desinformação. “A falta de conhecimento e de segurança dos adolescentes sobre os métodos contraceptivos e a maneira da abordagem sobre sexualidade no processo educativo é um dos principais fatores que leva a gravidez, na faixa etária entre 10 e 19 anos”, disse a gerente da Gociv, Katya Torres.

Para a realização da ‘Semana Estadual de Orientação sobre a Gravidez na Adolescência’, a Gerência Operacional do Ciclo da Vida (Gociv), durante o mês de abril, capacitou os municípios sobre a importância da Semana, que foi instituída pela Lei Estadual 8.123 de 2006. “Fizemos seminários e distribuímos kits com material educativo como: folder, panfletos e faixas. Pedimos que os municípios elaborassem um plano de ações para que fossem executadas nos municípios”, disse a gerente Katya Torres.  

Os municípios que devem fazer atividades são: Sousa, Patos, Juazeirinho, Princesa Isabel, Sapé, Água Branca, São José Espinharas, São José da Lagoa Tapada, Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, São Sebastião de Umbuzeiro, São Francisco, Santa Rita, Guarabira, Queimadas, Alagoa Grande, Monteiro, Esperança, Taperoá e Itabaiana.  

Atividades lúdicas e palestras – Em uma tarde descontraída, técnicos da Gociv vão abordar um assunto sério: a gravidez na adolescência. O evento realizado no auditório do Shopping Sebrae, na terça-feira (19), promovido pela SES, tem como tema ‘Conversando sobre gravidez na adolescência e o combate à exploração sexual contra criança e adolescente’.

A abertura do evento será feita pela Orquestra de Câmara da Escola Zumbi dos Palmares e estão programadas três palestras. A primeira sobre ‘Gravidez na adolescência, cuidados e riscos’, que vai ser proferida pelo ginecologista e obstetra, Eduardo Sérgio Soares Sousa. A segunda vai abordar questões ligadas à sexualidade, com o consultor de projetos, Victor Albuquerque, e a terceira abordará o tema de forma lúdica com o educador popular, Juliano Jamisson de Almeida. O público-alvo é formado por adolescentes de escolas públicas. Mais informações podem ser obtidas na Gociv ou através do telefone 83 3218-7336.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB