Fale Conosco

19 de fevereiro de 2013

SES realiza qualificação sobre qualidade da água para consumo humano



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando, nesta terça (19) e quarta-feira (20), nos municípios de João Pessoa, Cajazeiras e Catolé do Rocha, uma Qualificação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. As capacitações são destinadas aos apoiadores e técnicos de saúde municipais. Aproximadamente 30 pessoas participarão das capacitações em cada município.

“Nós sentimos a necessidade de capacitar, qualificar a equipe técnica dos municípios, uma vez que muitas mudaram de profissionais”, explicou a gerente operacional de Vigilância Ambiental da SES, Djanira Lucena. Durante esses dois dias, serão abordados temas como o Processo de Vigilância da Água Para Consumo Humano, visando manter uma água de qualidade, evitando doenças como leptospirose, diarreias, hepatite, cólera, entre outras transmitidas pela água contaminada, o Sistema de Informação (Sisagua), a coleta de amostra da água para análises laboratoriais, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o ciclo biológico do vetor da dengue e o Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD).

“A SES está dando todo apoio para que os municípios qualifiquem suas ações. Devemos manter um diálogo permanente com os municípios, não só na hora de avaliar essas cidades, mas elas devem receber esse apoio do Estado para poder ter qualificação necessária para desenvolver essas ações. Quanto mais apoio os municípios receberem da SES, mais obteremos um bom resultado para toda a Paraíba”, disse Djanira Lucena. As capacitações estão acontecendo nas sedes das GRS (em Catolé do Rocha e Cajazeiras) e no Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest-PB), em João Pessoa.